Carros & Motos

Pegadinha: IPVA para bicicletas e cadeiras de rodas em 2026. Entenda mais sobre a proposta

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

É pegadinha? Bicicletas e cadeiras de rodas vão pagar IPVA em 2026

Será que bicicletas e cadeiras de rodas vão pagar IPVA em 2026? Entenda novas regras do Contran, quem precisa de CNH e o que é obrigatório

Novas regras do Contran programadas para 2026 levantaram dúvidas sobre a cobrança de IPVA para veículos leves, incluindo bicicletas elétricas e até cadeiras de rodas motorizadas. Acompanhe o Garagem360 e entenda o que muda na legislação, quem precisará de habilitação e quais estados podem cobrar o imposto!

Bicicleta e cadeira de rodas vão pagar IPVA?

A partir de 2026, entrarão em vigor novas diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para ciclomotores, bicicletas elétricas e autopropelidos (como patinetes e cadeiras de rodas). A grande polêmica gira em torno do IPVA.

2025 word1Bicicleta elétrica e cadeira de rodas vão pagar IPVA em 2026

Foto: Reprodução

Porém, é importante esclarecer: o IPVA é um imposto estadual. A nova legislação federal classifica esses veículos, mas cabe a cada estado decidir se vai cobrar ou isentar. Vamos entender?

  • Rio de Janeiro: o estado já sinalizou que deve adotar a cobrança para essa categoria de elétricos.
  • Outros estados: a tendência é que a maioria analise a aplicação do imposto conforme o texto final do Contran for detalhado.

Quem precisa de CNH e placa?

A nova lei divide os veículos em categorias distintas, e as exigências de habilitação mudam drasticamente entre elas.

1. Ciclomotores (as “cinquentinhas”)

Para estes, a regra endureceu. A partir de 2026, será obrigatório:

  • Emplacamento do veículo;
  • Uso de capacete motociclístico;
  • Possuir CNH Categoria A ou autorização ACC.

2. Bicicletas elétricas e autopropelidos

Aqui está o alívio: para bicicletas elétricas, patinetes e cadeiras de rodas elétricas, não será exigida CNH, nem emplacamento ou uso obrigatório de capacete (embora recomendado). No entanto, eles não estão livres de regras de segurança.

Novos equipamentos obrigatórios

Mesmo sem precisar de carteira de motorista, quem roda com elétricos leves terá que adequar o equipamento. Confira o que será exigido na fiscalização:

  • Autopropelidos (patinetes/cadeiras de rodas): precisam ter indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna (dianteira, traseira e lateral).
  • Bicicletas elétricas: devem ter indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna completa, pneus seguros e espelho retrovisor do lado esquerdo.
  • Ciclomotores: lista completa, incluindo retrovisores em ambos os lados, farol (branco ou amarelo), lanterna traseira vermelha, buzina e controle de ruído.

O texto ainda pode mudar?

Sim. Embora as normas entrem em vigor oficialmente em 2026, o Contran ainda deve publicar detalhamentos técnicos. Isso significa que ajustes nos equipamentos ou na forma de registro podem ocorrer até a data limite.

Você concorda que bicicletas elétricas e outros veículos individuais paguem IPVA ou isso desestimula a mobilidade sustentável? Comente abaixo!


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.