Combate ao Mosquito
Música

Pedro Sampaio celebra o funk como ritmo global e o sucesso em Portugal: uma conquista especial

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Depois de viver um verão totalmente fora de script, com direito a paralização da agenda de shows e uma cirurgia no joelhoPedro Sampaio está de volta. O DJ, cantor e produtor lançou na última semana seu novo single, “Bota Um Funk”, e agora se prepara para realizar três shows em Portugal, com ingressos esgotados desde dezembro. Em entrevista ao POPlinePedro detalhou a nova faixa e celebrou o bom momento do funk na música global.

LEIA MAIS

2025 word1

Foto: Instagram @pedrosampaio

“Bota Um Funk” era uma das faixas travadas do álbum “Astro”, lançado por Pedro Sampaio no ano passado. O momento atual pareceu oportuno para o lançamento da música, já que ele precisava de algo forte para fazer seu retorno ao showbiz depois de um acidente e cirurgia no joelho. Nada melhor do que um funk potente e uma parceria com dois grandes artistas do gênero: Anitta e MC GW.

“Esse lançamento foi muito importante pra mim. Depois de tudo que passei com a cirurgia, eu precisei de uma música que me motivasse, que me fez lembrar do porquê eu faço o que faço. ‘Bota um Funk’ chegou nesse momento certo, com energia, com propósito. Foi o impulso que eu tive pra voltar com tudo,” contou ele.

A faixa, que ganhará um videoclipe repleto de fãs como figurantes, foi bem recebida pelo público e ainda contou com uma promoção divertida anterior ao lançamento. Um verdadeiro resgate da Anitta do porão da Larissa, como brincaram os fãs. Pedro garantiu que boa parte dessas ideias partiu da própria cantora, que é sua parceira de longa data:

“Tudo isso veio da mente de titânio dela, risos! […] A Anitta é uma artista gigante, mas também muito acessível criativamente. E o GW trouxe uma autenticidade absurda, aquela voz que a galera conhece de anos. Ficou um som com identidade, com verdade.”

Pedro ainda contou como foi o processo criativo da faixa:

“A ideia veio quando eu tava experimentando umas batidas mais cruas, com a pegada de tamborzão mesmo. Aquele funk raiz, sabe? Quando a base ficou pronta, pensei logo na Anitta, porque ela entende demais dessa linguagem, ela viveu isso. Aí surgiu o nome do GW, que é uma lenda do movimento. Foi tudo muito natural, e a música tomou forma rápido.”

O Funk no mundo

“Bota Um Funk” chega num momento em que o mundo está mais aberto para o ritmo tipicamente carioca. Para Pedro Sampaio, o funk deverá ocupar o espaço que o reggaeton conquistou nos últimos anos dentro das paradas internacionais. “Tem uma força absurda ali. O funk é expressão, é cultura, é história. Durante muito tempo foi marginalizado, mas hoje está ocupando um espaço de protagonismo. Não só porque é dançante, mas porque comunica, representa,” disse ele.

“A gente vê hoje o funk sendo tocado em festivais internacionais, em festas na Europa, na América Latina, nos Estados Unidos. É um movimento que partiu da quebrada, das comunidades, e hoje tem um alcance gigantesco. Eu me sinto parte disso e fico feliz de ver tantos artistas novos e antigos levando esse som pra fora,” complementou.

2025 word1

Foto: Instagram @pedrosampaio

LEIA MAIS

Sucesso em Portugal

Pedro Sampaio pode falar sobre o sucesso do funk no mundo com tranquilidade, uma vez que ele mesmo experimenta do bom momento do gênero musical fora do Brasil. O artista é um verdadeiro fenômeno em Portugal, onde encerrou a última edição do Rock in Rio Lisboa para uma multidão e se prepara para fazer três shows no país no próximo final de semana.

Ela fará dois shows em Lisboa, na arena Campo Pequeno, e mais um em Porto, na Super Bock Arena. Cada uma das casas tem capacidade para aproximadamente 9 mil pessoas e os ingressos já estão esgotados desde dezembro do ano passado. Sobre esse sucesso com os portugueses, ele disse:

“Portugal tem sido incrível comigo. A galera canta tudo, se joga, tem uma energia parecida com o Brasil. Eu fico impressionado com o alcance que minhas músicas têm tido por lá. E é muito especial ver o funk sendo abraçado de forma tão verdadeira.”

Retomada da agenda e planos para 2025

O início do ano foi desafiador para Pedro Sampaio, mas ele garante que está recuperado e pronto para tudo que 2025 lhe reserva. Sobre a cirurgia no joelho e pausa no trabalho, ele disse: “Foi um momento de pausa forçada, mas que me fez olhar pra dentro. Tive que desacelerar, me cuidar, respeitar meu corpo. Mas também foi um período criativo, de compor, pensar em novos projetos, planejar esse novo ciclo. Agora me sinto mais preparado, mais consciente do que quero fazer musicalmente.”

2025 word1

Foto: Instagram @pedrosampaio

Já sobre o que está preparando para 2025, o artista confirmou que o single “Perversa”, com J Balvin, deve finalmente chegar ao players, além de outras novidades:

“Tem música nova, tem show, tem projeto grande vindo. Eu gosto de experimentar, de não ficar no mesmo lugar. Então o público pode esperar novidades, mistura de sons, mas sempre com a base do funk, que é meu ponto de partida e de chegada. Voltar aos palcos é o que eu mais queria!”.

Fonte: portalpopline

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.