Tecnologia

Pedágio eletrônico em fase de testes no Sistema Anchieta-Imigrantes: Saiba mais sobre a novidade!

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026

A concessionária Ecovias finalizou a instalação do sistema de pedágio eletrônico conhecido como Siga Fácil no Sistema Anchieta-Imigrantes. Os equipamentos foram posicionados no km 33 da Via Anchieta e no km 19 da Rodovia dos Imigrantes, em ambos os sentidos.

Apesar da conclusão da instalação, os dispositivos ainda passarão por uma etapa de testes operacionais. Durante esse período, não haverá cobrança automática dos usuários, que devem continuar efetuando o pagamento nas praças de pedágio convencionais.

O modelo Siga Fácil substituirá as atuais praças de pedágio localizadas no km 32 da Rodovia dos Imigrantes e no km 31 da Via Anchieta, que serão desativadas após a transição para o novo sistema.

Segundo o diretor-superintendente da Ecovias Imigrantes, Ronald Marangon, a fase de testes busca validar o desempenho da tecnologia em condições reais de circulação. O objetivo é verificar a eficiência da leitura de placas e tags eletrônicas, além de preparar a implementação definitiva do novo modelo de cobrança.

Os equipamentos utilizam câmeras, sensores e antenas para identificar automaticamente os veículos por meio da leitura de placas e dispositivos eletrônicos. A tecnologia foi desenvolvida pelo governo de São Paulo e foi projetada para operar mesmo em situações de alta velocidade, neblina ou tráfego intenso.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.