Combate ao Mosquito
Notícias

Partido dos trabalhadores recorrerá ao STF contra inspeção do pix pela Receita Federal

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
pl acionar stf contra fiscalizacao pix receita

Via @portalmigalhas | O PL vai acionar o STF para tentar derrubar a instrução normativa 2.219/24, da Receita Federal, relacionada à fiscalização de movimentações de pix acima de R$ 5 mil reais para pessoas, e R$ 15 mil para empresas. O anúncio foi feito pelo deputado Federal Nikolas Ferreira pelas redes sociais.

O parlamentar afirma que a norma, que passou a vigorar em 2025, infringe o sigilo bancário e excede as prerrogativas da Receita. Segundo Ferreira, será apresentada uma ação de controle de constitucionalidade para questionar a legalidade da IN. O objetivo seria proteger o contribuinte de fiscalização considerada excessiva. “Ninguém quer trabalhar o ano inteiro e ser mordido pela Receita Federal.”

Além dos deputados do PL, Gilson Marques, do Novo, propôs um PDL – projeto de decreto legislativo visando anular o ato da Receita. Veja a íntegra do texto.

A ação foi apoiada por Magno Malta, para quem a instrução normativa violaria direitos constitucionais ao quebrar o sigilo bancário sem respaldo legal. Malta argumenta que a função das instruções normativas é meramente regulatória e não deve criar obrigações ou direitos novos sem suporte na legislação existente.

Análise

Em entrevista ao Migalhas, a professora de Direito Tributário Betina Grupenmacher afirma não visualizar inconstitucionalidades na normativa.

Ela explica que as informações financeiras já vêm sendo transmitidas à Receita Federal há muitos anos sem efetiva agressão ao direito à privacidade, e a IN apenas incluiu o pix no rol de dados transmitidos. Segundo seu entendimento, o sigilo não será violado.

Na prática, a especialista acredita que a regra “não promoverá grande mudança”

Veja a análise completa.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/422975/pl-vai-acionar-stf-contra-fiscalizacao-do-pix-pela-receita

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.