Parceria entre a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a UnB (Universidade de Brasília) vai resultar em um ensaio clínico multicêntrico para pacientes com dor na lombar. Para isso, será usado um aplicativo de celular.
O objetivo é avaliar a efetividade e a custo-efetividade de um aplicativo para dispositivos móveis, desenvolvido para o autogerenciamento da dor lombar não específica.
Ao todo, serão oito semanas de intervenção e acompanhamento por um ano, incluindo avaliação econômica. Os interessados em participar podem se inscrever neste link como voluntários.
O estudo contará com 70 participantes em Campo Grande e outros 70 em Brasília. Podem se inscrever pessoas entre 18 e 59 anos que apresentem dor lombar há pelo menos três meses e que não tenham feito tratamento específico para o problema nos últimos seis meses.
A pesquisa é coordenada pelo professor do Inisa (Instituto Integrado de Saúde) Thomaz Burke. Ele explica como vai funcionar a interação com os voluntários.
“Essa pesquisa tem duas etapas. A primeira foi o desenvolvimento do aplicativo e agora começamos a segunda, que é o ensaio clínico randomizado. Vamos testar se a intervenção funciona ou não, se ela é melhor ou não do que já existe”, detalha.
“[O inscrito] vai passar por algumas avaliações, desde uma avaliação física até uma avaliação sobre se existe uma causa da dor, e depois disso ela vai ser aleatorizada. Ou seja, de maneira aleatória, ela vai cair em um dos grupos. Ela pode cair no grupo já tradicional ou do aplicativo”.
Fonte: primeirapagina