Parlamentares brasileiros manifestaram apoio ao plano de paz proposto pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que visa a encerrar o conflito com a . Os deputados e senadores estão na Ucrânia desde esta sexta-feira, 29.
Entre os apoiadores estão os senadores Sergio Moro (União-PR), Magno Malta (PL-ES) e Damares Alves (Republicanos-DF), além do deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP). Eles se encontram em Kiev, onde assinaram um documento para endossar a “Fórmula da Paz” de Zelensky.
A visita dos parlamentares brasileiros à Ucrânia é parte da conferência “Ucrânia e os Países da América Latina e do Caribe: Cooperação para o Futuro”. O evento tem o objetivo de aumentar o apoio internacional à Ucrânia e discutir a cooperação futura. O encontro conta com a presença de delegações de congressistas de oito países.
O comunicado assinado por Damares, Malta, Moro e Bilynskyj presta solidariedade ao povo ucraniano em sua “luta justa para restaurar a soberania e a integridade territorial”.
Parlamentares apoiam Zelensky

Em suas quatro páginas, o documento aborda o direito à autodefesa da Ucrânia, a cooperação humanitária e a proteção dos direitos humanos, além de condenar a “guerra ilegal” russa e a tentativa de “reavivar o colonialismo”.
Os parlamentares afirmaram que o texto é um símbolo do “desejo comum de fortalecer a segurança, defender a justiça e aprofundar a cooperação”. Eles afirmaram que os princípios estabelecidos na declaração orientarão futuras ações conjuntas na região.
O comunicado faz um apelo para que todos os parlamentares da América Latina e do Caribe apoiem a iniciativa e assinem o documento, para reforçar assim a solidariedade internacional. Os parlamentares brasileiros permanecerão na Ucrânia até este domingo, 1º, para participar de outras reuniões e eventos relacionados ao apoio à Ucrânia.
Fonte: revistaoeste