Em 1985, o casal de artistas Christo e Jeanne-Claude fizeram história ao cobrir a Pont Neuf, em Paris, com 41.800 m² de tecido. Para realizar a empreitada, foram utilizados 13 quilômetros de cordas e 12 toneladas de cabos de aço, além do trabalho de 12 engenheiros e outros 300 funcionários especializados.
A instalação artística, chamada Pont Neuf Wrapped, ficou em exibição por pouco mais de duas semanas, período em que foi vista por três milhões de pessoas.

Passados quarenta anos, o artista francês JR fará uma releitura da obra, que poderá ser vista a partir de setembro de 2025: a iniciativa está sendo chamada de Projet Pont Neuf. Durante todo o mês, a ponte será transformada em uma caverna, com estruturas no formato de grandes rochas conectando as duas margens do Sena.
A ideia por traz do projeto está relacionada à recuperação da natureza na paisagem urbana, à medida em que o rio se torna próprio para banho. Motivada pelos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, a capital francesa vem realizando limpeza das águas para garantir a balneabilidade.
No vídeo abaixo, o próprio JR conta mais sobre o projeto:
View this post on Instagram
Fonte: viagemeturismo