Notícias

Paraguai confirma primeiro caso de sarampo em 10 anos em cidade próxima a Mato Grosso do Sul

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Ministério da Saúde do Paraguai confirmou, nesta segunda-feira (4), o 1º caso de sarampo no país, após 10 anos sem notificação. O diagnóstico foi feito no distrito paraguaio de Santa Rosa, na cidade de San Pedro, a 260 quilômetros de Ponta Porã (MS).

Segundo nota emitida pelo governo vizinho, a doença foi confirmada em um menino de 5 anos, que não possui histórico de vacinação. A notificação aconteceu no sábado (2), quando a criança foi internada no Centro Assistencial de Assunção, onde deu entrada com pneumonia, febre, manchas vermelhas pelo corpo, tosse e coriza. 

Ainda de acordo com o ministério, o paciente teve contato com pessoas que vieram de outro país e que apresentaram sintomas compatíveis com o sarampo. 

A doença, que pode ser evitada através da vacina, estava fora de circulação no país desde 2015. No Brasil, somente neste ano, 5 casos foram confirmados, sendo dois no Rio de Janeiro e um no Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul. 

A situação se agrava na Bolívia, onde até o momento, 34 casos deram positivo para o vírus. Como Mato Grosso do Sul faz fronteira com o país, o governo intensificou a campanha de vacinação nos municípios de Corumbá e Ladário, para evitar a disseminação da doença.

Prevenção e sintomas

A recomendação é que todas as pessoas de 12 meses a 59 anos estejam vacinadas com as doses da Tríplice Viral ou Tetra Viral. Até os 29 anos, são indicadas duas doses. Dos 30 aos 59, uma dose é suficiente para quem não foi vacinado.

Outras medidas preventivas incluem higienização frequente das mãos, ventilação de ambientes e atenção aos sinais da doença. Os sintomas mais comuns são:

  • Febre alta
  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Tosse seca
  • Irritação nos olhos (conjuntivite)
  • Coriza ou nariz entupido

Pessoas com sintomas devem procurar atendimento médico imediatamente, informando sobre viagens recentes e evitando contato com outras pessoas.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.