O Papa da Paz, é assim que Francisco será lembrado para sempre; veja homenagens

Francisco será lembrado como o Papa da Paz, diz um texto compartilhado pelo Vaticano, nesta segunda, 21, após o anúncio da morte do pontífice. E ele parte logo agora que o mundo vive tempos de conflitos e provocações.
“Por meio de palavras, ações e feitos, ele demonstrou sua crença inabalável no poder da reconciliação, na importância do diálogo e na urgência de acabar com a violência em todas as suas formas”, reforça o comunicado. E não foram poucas as ações de Francisco que fizeram merecer esse título de Papa da Paz.
Poucas horas antes de partir, o último pedido do papa foi pelo fim das guerras, clamou por paz e clemência aos que passam fome, como mostrou o Só Notícia Boa.
Inesquecível
Em março de 2020, no auge da pandemia, uma atitude inesquecível de Francisco emocionou o mundo.
Francisco subiu a rampa e rezou sozinho diante da imensa praça de São Pedro, vazia, e deu a bênção e a indulgência ao mundo que atravessava a pandemia do coronavírus.
O vídeo, que correu o mundo na época, voltou a viralizar hoje, após a morte do papa.
Leia mais sobre o Papa
O anúncio que ninguém queria
O papa Francisco faleceu hoje, aos 88 anos, às 7h35, na Casa Santa Marta, residência oficial dos papas. O anúncio do falecimento foi feito na madrugada desta segunda, 21, pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.
Emocionado, ele destacou a dedicação do pontífice à fé e, em especial, aos mais necessitados.
O mundo acordou com a notícia que ninguém queria ler e começou a semana com despedidas cheias de homenagens emocionantes e gratidão.
Brasil em luto
No Brasil, autoridades e famosos vieram a público relembrar o legado deixado pelo pontífice.
No Instagram, o presidente Lula (PT) disse que “Francisco foi exemplo e viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a sociedade que são a base dos ensinamentos cristãos”.
Flávio Dino, ministro do Supremo, foi um dos primeiros a se manifestar. Conhecido por ser católico, Dino disse que o Papa Francisco foi um “exemplar cristão latino-americano.”
“Nao tenho palavras para expressar minha dor”, escreveu a cantora Fafá de Belém no Instagram.
“Quando uma alma bonita se vai, ela deixa um rastro de luz. Papa Francisco nos ensinou sobre amor, humildade e esperança. Que seu exemplo continue guiando corações. Descanse em paz”, disse a apresentadora Ana Maria Braga
O escritor e roteirista Walcyr Carrasco lembrou da empatia e coragem do líder espiritual.
Políticos como Macaé Evaristo, Rui Costa e Alexandre Padilha também se manifestaram.
Homenagens pelo mundo
De líderes políticos a celebridades, todos reconheceram a grandeza de um homem que transformou o modo como a Igreja era vista no século XXI.
A atriz Florinda Meza, que viveu Dona Florinda em “Chaves”, disse que Francisco “sempre se preocupou com os mais desprotegidos”. Sempre dando surpresas ao mundo, sua partida é a maior delas.”
A atriz Whoopi Goldberg elogiou a capacidade de Francisco de amar até mesmo quem não acreditava nos dogmas religiosos.
Na Itália, país sede do Vaticano, o presidente Sergio Mattarella lamentou profundamente a perda e disse que Francisco foi uma referência pessoal e espiritual.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou a humildade e o amor pelos mais pobres como marcas do pontífice.
“Inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor tão puros pelo menos afortunados.”
Veja algumas homenagens para Francisco, o Papa da Paz:
Ver esta publicação no Instagram
View this post on Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Em 2020, Francisco rezou sozinho em um momento icônico:
Ver esta publicação no Instagram
Fonte: sonoticiaboa