Em um congresso sobre natalidade, realizado em Roma, o criticou os investimentos nas indĂșstrias de contraceptivos. O pontĂfice descreveu essas demandas como âaltamente lucrativasâ e as comparou com as fĂĄbricas de armas. A crĂtica foi feita na sexta-feira 10.
O evento, chamado Estados Gerais da Natalidade, tratou da queda da taxa de fecundidade na ItĂĄlia. Em 2023, o paĂs teve apenas 379 mil nascimentos. Isso representa o menor nĂșmero desde sua unificação, segundo dados do FĂłrum das AssociaçÔes Familiares.
âUm estudioso de demografia me informou que atualmente os investimentos mais rentĂĄveis sĂŁo em fĂĄbricas de armas e contraceptivosâ, disse o papa Francisco, no evento. âUm destrĂłi a vida, e o outro impede a vida.â
CrĂticas do papa Francisco ao estilo de vida moderno e necessidade de açÔes governamentais
AlĂ©m disso, ele expressou preocupação com o estilo de vida moderno nos lares. De acordo com o pontĂfice, essas casas estĂŁo âcheias de objetos e vazios de criançasâ. Ele disse que sĂŁo lugares tristes. AlĂ©m disso, o papa lamentou a preferĂȘncia por animais de estimação, em vez de crianças nas famĂlias.
âO problema do nosso mundo nĂŁo Ă© o nascimento de crianças: Ă© o egoĂsmo, o consumismo e o individualismo, que tornam as pessoas fartas, solitĂĄrias e infelizesâ, disse o papa.
Ele enfatizou a importĂąncia de uma ação governamental mais efetiva, para garantir que as novas geraçÔes possam ârealizar seus sonhosâ. Segundo Francismo, isso deveria acontecer sem que as mĂŁes precisem escolher entre a carreira e a maternidade.
O evento contou com um forte esquema de segurança, por causa dos recentes protestos contra a ministra da FamĂlia da ItĂĄlia, Eugenia Roccella, que Ă© contra o aborto. A presença policial assegurou que o discurso do papa ocorresse sem interrupçÔes.
Fonte: revistaoeste