Sophia @princesinhamt
Mundo

Papa Francisco apresenta piora e Vaticano descreve estado como condição crítica

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Papa Francisco, de 88 anos, apresentou uma piora em sua condição de saúde, neste sábado, 22. Segundo o comunicado do , o pontífice “está mais indisposto do que ontem” e sofreu uma “crise respiratória prolongada semelhante à asma” no começo do dia. Ele também precisou de transfusões de sangue.

Segundo o Vatican News, a sala de imprensa da Santa Sé divulgou uma atualização médica no início da noite de sábado (em Roma) na qual fala que a condição do pontífice continua crítica.

A condição do Santo Padre continua crítica. Portanto, como explicado ontem, o Papa não está fora de perigo. Esta manhã, o Papa Francisco teve uma crise respiratória semelhante à asma, de intensidade prolongada, que exigiu a administração de oxigênio de alto fluxo.

Os exames de sangue de hoje também revelaram trombocitopenia, associada à anemia, o que exigiu a administração de transfusões de sangue.

O Santo Padre continua alerta e passou o dia em uma poltrona, embora esteja mais desconfortável do que ontem [sexta-feira 21]. No momento, o prognóstico permanece reservado.

O papa está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde a sexta-feira 14, com pneumonia bilateral. O prognóstico para ele “permanece reservado”. O pontífice está na unidade de saúde há uma semana por causa da infecção pulmonar complexa.

Além das dificuldades respiratórias, Francisco recebeu transfusões de sangue depois de exames indicarem uma condição associada à anemia. “O Santo Padre continua alerta e passou o dia em uma poltrona, embora com mais dor do que ontem”, afirma o comunicado.

Papa Francisco pode estar com infecção generalizada

Doente e internado, papa Francisco cancela agenda do fim de semana
Doente E Internado, Papa Francisco Cancela Agenda Do Fim De Semana | Foto: Reprodução/Instagram

Os médicos do Papa Francisco destacaram a possibilidade de sepse — infecção generalizada — como a principal ameaça. Uma infecção sanguínea grave que pode surgir como complicação da pneumonia. Porém, até agora, não há sinais de sepse.

“Ele não está fora de perigo”, afirmou o doutor Luigi Carbone, médico pessoal do papa.

Francisco, que tem doença pulmonar crônica, foi internado no Hospital Gemelli em 14 de fevereiro, depois de uma semana de bronquite que se agravou. Desde então, ele tem recebido tratamento intensivo e permanece sob observação médica.

Segundo os médicos, o Papa Francisco apresentou uma resposta positiva ao uso dos medicamentos.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.