Marcelândia vive tarde inspiradora com palestra mágica para profissionais da educação
Evento reuniu cerca de 300 profissionais e emocionou o público com reflexões sobre o papel transformador dos profissionais da educação, aliando magia, inovação e propósito
23/07/2025 às 17:42
Uma tarde que certamente ficará marcada na memória dos profissionais da rede municipal de educação de Marcelândia. Nesta terça-feira, 22 de julho, o Anfiteatro Municipal se transformou em palco de inspiração, encantamento e reflexão durante o evento “A mágica da educação”, que reuniu cerca de 300 educadores.
O encontro, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Prefeitura Municipal de Marcelândia e a Secretaria Municipal de Educação, integra as ações do programa Educação que Transforma e ofereceu uma palestra que emocionou e motivou os presentes.
Carolina Rodrigues, coordenadora da unidade do Sebrae em Guarantã do Norte, ressaltou o propósito da iniciativa: fomentar a cultura empreendedora no ambiente educacional, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências de forma leve, lúdica e significativa.
“Essa ação foi cuidadosamente planejada como uma estratégia de valorização e acolhimento dos profissionais da educação, com o objetivo de inspirar novas práticas pedagógicas e transformar o olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem. O Sebrae Mato Grosso reafirma, assim, seu compromisso com a promoção de uma educação inovadora e empreendedora”, destacou.
A palestra, “A Mágica da Educação”, foi conduzida por Lucca Viery, especialista em Programação Neurolinguística, mágica educativa e neurociência. Com mais de 15 anos de trajetória, Lucca encantou o público ao propor uma nova forma de enxergar o papel do professor: como um artista da sala de aula. Misturando ilusionismo, humor e histórias reais, ele convidou os educadores a redescobrirem seu propósito e a se permitirem transformar, e transformar o outro.
“A mágica tem o poder de despertar a curiosidade e o encantamento. E, quando unida à educação, pode provocar mudanças reais. Tudo começa com uma atitude, com o nosso primeiro passo”, afirmou o palestrante.
A emoção foi visível no rosto dos participantes, como destacou a professora Aparecida Gonçalves, da Escola Municipal Castro Alves. “Foi um jeito diferente de palestrar. Trouxe alegria, trouxe emoção. Uma experiência que amplia nossa visão e que, com certeza, levaremos para a sala de aula de forma leve e transformadora”.
Para a secretária municipal de Educação, Sandra Borsari, o evento marcou um novo ciclo no município. “Resolvemos iniciar o semestre com uma proposta diferente, leve e inspiradora. Lucca trouxe alegria e reflexão, mostrando como a diversão pode e deve fazer parte do ambiente escolar. Isso gera acolhimento, pertencimento e mais disposição para ensinar”.
Fonte: Sebrae