O secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Marcelo Padeiro, crê que a entrega do Bus Rapid Transit (BRT) aconteça em cerca de 700 dias após a assinatura do contrato. A ordem de serviço foi assinada pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), na quinta-feira (29).
Como a licitação foi em ‘Regime Diferenciado De Contratação Integrada’, a empresa vencedora agora deve pegar o anteprojeto e finalizar o projeto executivo, dando todos os detalhamentos. Alguns serviços, como mobilização de canteiros, já devem começar em Várzea Grande, por onde as obras se iniciam. Depois que os detalhamentos forem apresentados pela empresa à Sinfra, a empresa será autorizada a iniciar, de fato, a construção.
Será nesta etapa que a Prefeitura de Cuiabá deverá dar as autorizações. Apesar de o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) já ter dito que não liberaria as obras de BRT em Cuiabá, a expectativa por parte do Governo do Estado é outra.
“Para o bem de todos e felicidade geral do conglomerado urbano Cuiabá e Várzea Grande, que a gente pare com esses processos e a gente comece uma obra que melhorar o transporte principalmente na região metropolitana de Cuiabá”, pontuou Padeiro.
“Onde já se viu, aquela cidade está há dez anos com aquela ferida aberta no meio da sua cidade?. A principal avenida de Várzea Grande está daquele jeito. E parece que não tem um olhar para o próximo, o próximo que mora tão próximo da gente, tem aquele problema lá e não consegue solucionar”, completou.