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Paciente denuncia assédio ao retirar pontos de cesariana em Sorriso e servidor é preso

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Uma mulher de 22 anos relatou ter sido vítima de assédio sexual durante atendimento na Unidade Básica de Saúde Anézia Biazin, no bairro Pinheiros II, em Sorriso (MT). O caso ocorreu no domingo (8), quando ela procurou a unidade para retirada de pontos após uma cesariana.

Segundo a denúncia, o pai da jovem foi até o local e houve uma confusão com o profissional acusado, que teria agredido o familiar. A equipe da unidade acionou a Polícia Militar, que conduziu o técnico de enfermagem à Delegacia da Polícia Civil. Ele permanece detido, aguardando audiência de custódia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o técnico era contratado por meio de uma empresa terceirizada. O pedido de desligamento dele foi feito imediatamente após a denúncia.

O secretário de Saúde de Sorriso, Vânio Giordani, afirmou que o episódio é lamentável e não condiz com o padrão de trabalho da pasta.

“É um fato isolado, já foram tomadas as devidas providências, a Polícia Civil esteve lá, está conduzindo o caso e quem foi acusado terá a oportunidade de se defender. Segundo as informações, a paciente procurou o serviço para retirar pontos após cesariana e relatou ter se sentido mal com a situação. O pai dela foi à unidade, houve confusão e até agressão, e depois disso a polícia entrou para tomar as medidas legais”, disse.

Vânio Giordani, secretário de Saúde de Sorriso, fala sobre o caso

Giordani ainda destacou que a secretaria não tem registros oficiais anteriores contra o servidor, embora comentários informais já tenham circulado. “Em situações delicadas, como exames ginecológicos ou procedimentos que exigem retirada de roupas, recomenda-se a presença de um acompanhante ou de uma profissional de enfermagem. É uma forma de garantir respeito à integralidade e à intimidade do usuário”, completou.

Prefeitura lamenta ocorrido

Em nota, a Prefeitura de Sorriso lamentou a situação e reforçou que está à disposição das forças de segurança para todos os esclarecimentos necessários.

“O município reforça o apoio à paciente e aos familiares e segue disponível para atendimentos necessários tanto pela Secretaria de Saúde quanto pela Secretaria da Mulher e da Família, para garantir acolhimento”, diz o texto.

Canais de denúncia

A gestão municipal também destacou que qualquer cidadão que se sentir desrespeitado durante atendimentos públicos deve procurar a Ouvidoria Municipal pelos telefones (66) 3545-4700 ramal 957, 3545-4747 e 3545-4782, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Outra opção é enviar e-mail para ouvidoria@sorriso.mt.gov.br.

Fonte: primeirapagina

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