Da caneta de saíram grandes vilões, mas há um que leva o prêmio principal. Há 16 anos, quando estreou na tela grande, ninguém conseguiu esquecer seu sorriso gélido, sua sádica amabilidade e sua obsessão por comer strudel com creme. Há mais de uma década, Hans Landa, o antagonista de (2009) protagonizou uma das sequências iniciais mais brilhantes do cinema e o ator que o interpreta, , levou um Oscar.
Hans Landa deixou uma marca indelével no público e é, sem dúvida, o grande personagem de Bastardos Inglórios. O filme, protagonizado por e , se ambienta durante a Segunda Guerra Mundial e segue um grupo de soldados com a missão de matar Hitler. Hans Landa é um coronel da SS muito astuto e cruel e Waltz o interpretou com grande maestria. Tanto que conseguiu sua primeira nominação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Waltz levou a estatueta dos prêmios da Academia de Cinema de Hollywood de 2010. Competiu na mesma categoria contra por (2009), por (2009), por (2009) e por (2009). Três anos depois de sua primeira vitória, em 2013, Waltz voltou a ser nominado e a ganhar o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por outro filme de Tarantino: (2012).
“O melhor personagem que escrevi”

Universal Pictures
Apesar de contar com Pitt em um papel protagonista, Waltz é tão carismático como Hans Landa que rouba toda a atenção. O papel do vilão é algo inesperado, pois o enfoque é o oposto ao que se espera de um antagonista nazista: em lugar de fazê-lo gritar, o converteu em um homem amável, prestativo, inteligente e cortês. “Landa é o melhor personagem que escrevi e talvez o melhor que escreverei”, disse Tarantino no Festival de Cinema de Jerusalém em 2016.
O cineasta se inspirou em Alois Brunner para criar Landa. Brunner foi um capitão da SS que teve um papel importante na implementação do Holocausto capturando e deportando judeus de diferentes países. Foi o braço direito de Adolf Eichmann, o arquiteto da solução final – nome do plano utilizado no Terceiro Reich para levar a cabo o genocídio da população judia durante a Segunda Guerra Mundial.
Originalmente, Tarantino queria que fosse quem interpretasse Hans Landa, mas depois decidiu que o melhor era ter um ator alemão para o papel. Assim chegou até Waltz. O resto é história.
Fonte: adorocinema