Anitta faz mais sucesso comercial em espanhol do que em português.Oito anos após dar início à carreira internacional com “Paradinha”, a cantora é, sim, um nome consolidado no mercado de língua hispânica. De suas dez músicas mais ouvidas no Spotify, metade são em espanhol, duas outras têm versos em espanhol e inglês, e apenas três são em português.

(Foto: Fred Othero/Netflix)
Todas as quatro músicas mais ouvidas dela são em espanhol: “Downtown” (828 milhões de streams), “Envolver” (696 milhões), “Bellakeo” (511 milhões) e “Bellaquita Remix” (319 milhões). No Top 10, entra ainda “Machika” (211 milhões). Anitta conseguiu ser maior em espanhol do que em português, o que também reflete o trabalho intenso dela voltado para o idioma nos últimos anos.
Anitta é atualmente a 107ª artista mais ouvida do mundo no Spotify, com 35,9 milhões de ouvintes mensais. São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades que mais escutam o catálogo da cantora na plataforma, mas ela tem mais ouvintes mensais em cidades como Buenos Aires e Santiago do que em outras praças brasileiras. Juntas, as capitais argentina e chilena somam 1,2 milhão de ouvintes da carioca.
Clipes mais vistos da Anitta também são em espanhol
No YouTube, o predomínio do espanhol se repete. “Downtown” e “Envolver” são os clipes mais assistidos da carreira dela, respectivamente com 866 milhões e 807 milhões de visualizações. O Top 5 inclui ainda “Bellakeo”, parceria com Peso Pluma, com mais de 602 milhões de acessos. Os outros clipes do Top 5 são “Loka” com Simone e Simaria (756 milhões de reproduções) e “Sua Cara” com Major Lazer e Pabllo Vittar (592 milhões).
Com “Downtown”,Anitta conquistou certificado de 6x platina nos Estados Unidos e coleciona certificados de platina na América Latina e na Península Ibérica. Já “Envolver”, que alcançou o topo da parada global do Spotify em 2022, alcançou o certificado de diamante nos Estados Unidos e de 4x platina no México, entre outros.
Álbum novo em espanhol
Dito isto, a gravadora Republic e a empresária da cantora, Rebeca León, decidiram que o próximo álbum de Anitta será em espanhol. A brasileira já adiantou que ele será metade em reggaeton, seguindo uma estratégia comercial, e metade mais íntimo e pessoal, com outros tipos de canções, como “Larissa”.“Romeo” é o primeiro single do trabalho.
Fonte: portalpopline