A vice-presidente Kamala Harris gastou cerca de US$ 1,5 bilhão em sua campanha presidencial, que durou apenas 15 semanas, por causa da desistência de Joe Biden na disputa. O levantamento é do jornal norte-americano The New York Times, que a apoiou na eleição.
Mesmo com seus gastos astronômicos, Harris se tornou a primeira candidata presidencial democrata a perder o voto popular nacional em duas décadas, inclusive em todos os Estados-pêndulo.
Sua campanha pagou por uma enxurrada de anúncios publicitários, influenciadores das redes sociais, campanhas de porta em porta, milhares de funcionários, comícios caros, um evento com a apresentadora Oprah Winfrey, shows com celebridades e até apresentações com drones. Em média, foram gastos cerca de US$ 100 milhões a cada semana.
Os gastos causaram discussões entre os próprios democratas, que debatem se os eventos impulsionados por celebridades, como Lady Gaga e Beyoncé, foram mais extravagantes do que eficazes. Desde a derrota, o comitê de Kamala tem pressionado seus apoiadores por mais doações, o que despertou dúvidas sobre dívidas eleitorais.
O maior gasto durante a campanha foi com publicidade. Entre 21 de julho e 16 de outubro, registros financeiros mostram que a democrata gastou US$ 494 milhões na produção e na compra de mídia, categoria que inclui tanto anúncios de televisão quanto digitais. O total gasto até o dia da eleição se aproxima de US$ 600 milhões.

Os anúncios foram apenas uma parte de uma campanha que tinha dinheiro suficiente para gastar em praticamente tudo. Registros mostram que US$ 2,5 milhões foram direcionados a três agências digitais que trabalham apenas com influenciadores on-line.
A campanha gastou cerca de US$ 900 mil para reservar publicidade no exterior da , em Las Vegas, na última semana da eleição. Houve também shows de drones no céu antes do debate na Filadélfia, em setembro, e em um jogo do time de futebol americano Pittsburgh Steelers, em outubro.
Campanha de Kamala Harris contratou produtora de Oprah
Um pagamento específico de Harris atraiu atenção: US$ 1 milhão pagos à produtora de , Harpo Productions. Em uma postagem no Instagram, Winfrey explicou que o dinheiro foi usado para montar um evento em Detroit com iluminação, câmeras, microfones, equipe e até cadeiras.
“Não recebi nenhuma taxa pessoal”, escreveu Oprah, que justificou que “as pessoas que trabalharam precisavam ser pagas, e foram”. O evento custou mais de US$ 2,5 milhões no total, segundo duas fontes. Outras escolhas incluem comícios nos Estados decisivos com estrelas como Lady Gaga, Jon Bon Jovi e Katy Perry. O custo dos comícios ultrapassou US$ 10 milhões.
As decisões de gastos da campanha foram documentadas em registros da Comissão Eleitoral Federal e em entrevistas realizadas pelo New York Times com 15 funcionários e aliados próximos da campanha de Harris.
Coletivamente, as campanhas de Biden e Kamala arrecadaram cerca de US$ 2,15 bilhões. A fins de comparação, Donald Trump e o Partido Republicano arrecadaram juntos cerca de US$ 1,2 bilhão, disse uma das fontes do jornal.
Bakari Sellers, aliado próximo de Harris e ex-legislador na Carolina do Sul, disse que a campanha “tinha tanto dinheiro que era difícil gastá-lo.”
Patrick Stauffer, diretor financeiro da campanha, disse que não havia dívidas pendentes nem contas atrasadas no dia da eleição e que “não haverá dívida” nos próximos registros do comitê nacional do Partido Democrata.
Recentemente, o comitê demitiu centenas de funcionários — uma redução esperada com a derrota. O partido tinha cerca de 680 funcionários em outubro e reduziu cerca de 70%, segundo duas pessoas familiarizadas com as demissões.
Embora tenha gastado US$ 12 milhões em pesquisas de opinião, os resultados sugerem que os custos foram muito altos para conter o declínio. Em postagem na rede social Twitter/X, Trump ironizou a equipe de Kamala sobre sua situação financeira: “Estamos à disposição para ajudá-los nesse momento difícil”.
Fonte: revistaoeste