Lucas Leite
Única News
O Shopping Orla, um dos espaços comerciais à beira rio no bairro do Porto, está prestes a ganhar uma nova cara. O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, anunciou uma série de ações que fazem parte do projeto de revitalização da região da Orla do Porto, que promete transformar o local em um grande complexo turístico, cultural e gastronômico.
Uma das primeiras medidas será a climatização do Shopping Orla, utilizando os equipamentos que estavam no Mercado do Porto.
“Vamos climatizar o Shopping Orla com esses climatizadores que estavam lá no Mercado do Porto”, explicou o secretário.
Além disso, o espaço está recebendo tendas, reforço na limpeza e segurança, já sob gestão direta da Prefeitura. Também está em andamento a licitação para reforma completa do prédio, com projeto já aprovado pelo prefeito Abílio Júnior (PL).
“Vamos iniciar a demolição da antiga guarita e reformar toda a fachada, integrando o Shopping ao Mercado do Porto”, destacou.
O objetivo, segundo Medeiros, é unificar os atrativos da região e criar um centro de visitação voltado para cuiabanos e turistas.
“Queremos que o cidadão possa visitar o Aquário Municipal, conhecer o Museu do Rio, caminhar pela Orla e ainda fazer compras ou experimentar nossa gastronomia em um ambiente digno e estruturado”, pontuou.
A ocupação dos espaços comerciais também está sendo organizada. O secretário informou que todos os permissionários antigos foram recadastrados e que a Prefeitura fará, em breve, um chamamento público para preencher os blocos vazios, após decreto oficial definindo regras.
Segundo Medeiros, a prioridade será atender trabalhadores em situação de vulnerabilidade social, mas também respeitar a vocação econômica da região, com incentivo a lojas de artigos de pesca, camping e turismo.
A secretaria também já iniciou ações de capacitação dos permissionários.
“Capacitamos mais de 50 mulheres que atuam no Shopping Orla, em parceria com o Instituto Inca, ensinando desde técnicas de venda até como apresentar melhor seus produtos e cardápios, inclusive com tradução para outras línguas”, disse.
A expectativa é que a reforma e as melhorias transformem a Orla até o final do ano, com o turismo como motor de desenvolvimento local. Só o Aquário Municipal, que faz parte do complexo, já recebeu mais de 300 mil visitantes em seis meses de gestão, o que mostra o potencial da região como polo de lazer, cultura e comércio.
“Estamos requalificando a Orla do Porto para que ela seja não só um ponto de passagem, mas um destino completo, que valoriza nossa história, cultura e gera oportunidade de renda para a população”, concluiu Medeiros.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 – GRUPO 2 – GRUPO 3
Fonte: unicanews