A revitalização da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas como um dos principais exemplos de inovação urbana da América Latina. O projeto aparece na nova edição da revista Implementando a Nova Agenda Urbana: Casos Práticos na América Latina e Caribe, publicada pela ONU-Habitat, que reúne 107 iniciativas urbanas de diferentes países, selecionadas através de critérios como impacto social, diversidade de usos e potencial de replicação em outros locais.
A ONU-Habitat ressaltou especialmente a renovação dos trechos 1 e 3 da orla, que consolidou a área como um polo de lazer, esporte e convivência. Hoje, o espaço conta com deques de madeira, mirantes, arquibancadas, ciclovias, bares e até um restaurante panorâmico, além de 29 quadras esportivas que oferecem desde basquete até beach tennis.
A publicação ainda incluiu iniciativas de cidades como São Paulo (Brasil), Medellín (Colômbia), Montevidéu (Uruguai) e Lima (Peru), abordando temas como mobilidade sustentável, inclusão social, planejamento territorial, participação cidadã, urbanismo resiliente e economia urbana.
Cartão-postal de Porto Alegre
Antes mesmo da revitalização iniciada em 2015, a Orla do Guaíba já era um ponto de encontro querido pelos porto-alegrenses. Mas foi em 2018, com a conclusão das obras, que o local se consolidou como principal ponto turístico da capital, reunindo moradores e visitantes.
Entre os atrativos, destaca-se a Orla Skate Park, uma das maiores pistas de skate da América Latina, que já recebeu competições como o Skate Total Urbe e nomes como a medalhista olímpica Rayssa Leal.
A Orla do Guaíba foi duramente afetada pelas enchentes do Rio Grande do Sul em 2024, com danos em diversas estruturas. Desde maio, a prefeitura vem promovendo obras de recuperação do trecho 1, o mais comprometido. Já o trecho 3, onde está localizada a pista de skate, conseguiu ser totalmente restaurado.
Fonte: viagemeturismo