“Estarei com um orçamento detalhado na quinta ou sexta-feira, se tudo correr bem”, afirmou Panderio durante a audiência de segunda-feira (20) sobre o BRT, para a qual foi convocado.
Ele informou que, após receber o orçamento inicial, procurou o governador Mauro Mendes (UNIÃO) para solicitar autorização para contratar uma consultoria que auxiliasse na elaboração do projeto.
“Aliás, nós recebemos o primeiro orçamento e eu fui pedir para o governador. Eu falei, ‘cara, eu nunca fiz túnel. Eu não tenho ideia de como eu vou fazer um túnel no material desse. Então, eu vou contratar uma consultoria que já mexeu com isso, através de uma consultoria de geólogos e engenheiros que já mexeram com o túnel, para que eles analisem o nosso projeto e analisem o nosso orçamento’.
“O projeto foi até elogiado. Tivemos alguns problemas orçamentados, mas que já estão sendo corrigidos e que teremos que lançar em RDCI também. Talvez na semana que vem já saia a publicação. Um ano.
Desde novembro de 2023, quando foi registrado o primeiro deslizamento de terra na via, uma das propostas iniciais aplicadas pela gestão foi o retaludamento da pista, iniciado em março de 2024.
Essa ação previa a criação de taludes para conter deslizamentos de terra e rochas, mas não foi eficaz na estabilização do paredão rochoso.
Diante disso, o Governo do Estado propôs uma nova alternativa com a construção de um túnel para permitir o fluxo contínuo de veículos sem comprometer o potencial turístico e ambiental, com o edital de licitação da obra previsto para o próximo mês de outubro.
Fonte: Olhar Direto