A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização de suplementos alimentares que tenham ora-pro-nóbis em sua composição. Quem consome a planta in natura, no entanto, pode ficar tranquilo, pois a proibição não afeta a comercialização nem o consumo do vegetal, conhecido pelos inúmeros benefícios à saúde.
O porquê da proibição
A proibição ocorreu porque a ora-pro-nóbis não é autorizada como constituinte para suplementos alimentares.
Conforme o portal G1, para que um ingrediente seja aprovado como suplemento alimentar, é preciso que ele seja submetido a uma análise de segurança e eficácia, que demonstre, por meio de evidências científicas, que o produto é uma fonte relevante de algum nutriente ou substância essencial para o organismo humano.
Ou seja, a Agência não contraindica o consumo da planta natural, mas aponta que ela não pode ser comercializada como suplemento, uma vez que suplementos não são medicamentos e, por isso, não podem alegar efeitos terapêuticos como tratamento, prevenção ou cura de doenças.
Muito popular nos estados de Goiás e Minas Gerais, a ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é uma planta comestível, rica em propriedades medicinais e nutricionais, como fibras, ferro, cálcio, vitaminas A e B3.
Ela pode ser consumida em saladas, sopas, refogados e até em chás.
Confira outros benefícios:
- Antioxidante: O ora-pro-nóbis contém compostos antioxidantes, como flavonoides, que podem ajudar a combater os radicais livres no corpo e prevenir o envelhecimento precoce e doenças crônicas.
- Fonte de vitaminas e minerais: Ele é rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como cálcio, ferro e fósforo, importantes para a saúde óssea, imunológica e para a formação de glóbulos vermelhos.
- Propriedades anti-inflamatórias: Alguns estudos indicam que o ora-pro-nóbis pode ajudar a reduzir inflamações no corpo, o que é benéfico para o alívio de dores articulares e condições inflamatórias.
- Auxílio no controle de colesterol: A planta pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), promovendo a saúde cardiovascular.
- Ação cicatrizante: O ora-pro-nóbis tem sido usado para auxiliar na cicatrização de feridas, devido às suas propriedades que estimulam a regeneração celular.
- Fortalecimento do sistema imunológico: Graças à sua alta concentração de vitamina C e outros compostos bioativos, o ora-pro-nóbis pode contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções.
Fonte: primeirapagina