Sophia @princesinhamt
Política

Oposição defende votação da anistia a presos do 8/1 ainda no 1º semestre

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Parlamentares de oposição do governo Lula, liderados pelo deputado Luciano Zucco (PL-RS), se reuniram com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para debater o andamento do Projeto de Lei (PL) da Anistia. A reunião ocorreu nesta terça-feira, 11.

Os deputados levaram Vanessa Vieira e seus seis filhos para o encontro, com o objetivo de mostrar a realidade dos familiares dos presos nas manifestações de 8 de janeiro de 2023. A mulher, de 34 anos, fez um ato ao lado de parlamentares em prol da anistia.

Em conversa com jornalistas, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que não há um prazo para a proposta ser analisada pelo Legislativo. No entanto, salientou que a oposição tem uma “expectativa” de pautar o projeto ainda neste primeiro semestre. 

“Não há um prazo, mas há uma meta”, disse Nikolas. “Acredito que antes do recesso, essa é a nossa expectativa. Mas há a expectativa e a realidade. O que a gente deseja é que as pessoas compreendam que a justiça tem pressa.”

O líder da oposição na Câmara, Zucco, afirmou que Motta se mostrou “sensibilizado” com o tema e garantiu que o PL da Anistia vai ser debatido na Casa.

“A ideia do presidente Hugo Motta é que realmente seja aberto o diálogo com os demais partidos e, quando maduro, a gente possa levar ao Plenário”, afirmou Zucco. “A gente vai tentar levar ao Plenário o mais rápido possível.”

Zucco destacou que Motta também vai procurar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para “tratar do diálogo”. “Mas vai ter o entendimento de conversar com a Casa, com os partidos, para falar com outros partidos, não só os da oposição.”

O relator do PL da Anistia na Comissão de Constituição e Justiça na Câmara, Rodrigo Valadares (União-SE) disse que o projeto tinha maioria no colegiado para ser aprovado. À época, o então presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), retirou o tema da pauta para retornar à uma comissão especial — a qual não foi criada.

De acordo com Valadares, “existem parlamentares inclusive da centro-esquerda, da esquerda moderada, que são favoráveis à anistia”. “O tema já está exaurido. A gente precisa do diálogo para encontrar a forma de enfrentar o tema.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.