Várzea Grande

Operação reforça fiscalização e remove cabos irregulares em Várzea Grande: saiba mais!

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2
A partir deste domingo (9), a avenida Couto Magalhães, em Várzea Grande, será o ponto de partida da Operação Telefone Sem Fio, uma ação conjunta entre a Energisa Mato Grosso e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo é retirar cabos irregulares e em desuso que se acumulam nos postes, comprometendo a segurança elétrica e a estética urbana.

De acordo com o subsecretário de Serviços Públicos de Várzea Grande, Lucas Ductievicz, a iniciativa representa um avanço importante para a organização das redes aéreas da cidade. “Essa parceria vem para melhorar o sistema elétrico e eliminar aqueles emaranhados de fios que deixam a cidade com aparência poluída”, destacou.
As regras para o uso dos postes são definidas por normas regulatórias nacionais, que determinam que a concessionária de energia é responsável pela estrutura e pela fiscalização. A Energisa, como detentora dos postes, notifica as operadoras de telefonia e internet para que regularizem as instalações quando há irregularidades. No entanto, ainda existem empresas que descumprem as normas ou atuam de forma clandestina, o que gera riscos à população e prejudica a paisagem urbana.
Segundo o engenheiro de Construção e Manutenção da Energisa MT, Cesar Salomão Seixas, a operação reforça o compromisso da concessionária com a segurança. “Em 2025, já retiramos mais de nove toneladas de fios irregulares em Mato Grosso. Regularizar os cabos é uma questão de segurança e de respeito à cidade”, afirmou.
A segunda etapa da Operação Telefone Sem Fio está prevista para o final de novembro, em Cuiabá, dando continuidade ao trabalho de limpeza e padronização das redes de telecomunicação em áreas urbanas das duas maiores cidades do estado.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.