A Polícia Federal (PF) conduziu uma operação nos dias 17 e 18 de outubro no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, visando coibir crimes contra a fauna e tráfico de animais silvestres.
No primeiro dia, durante a fiscalização de um voo para Santa Catarina, os agentes encontraram uma porção de maconha na bagagem de mão de um passageiro, que foi encaminhado à Justiça Federal.
Já no sábado, a ação continuou com o uso de aparelho de raios-x, revelando 18 pássaros vivos mantidos em condições precárias em uma mala. O responsável, um homem da Bélgica que seguia para a França, não apresentou autorização legal para o transporte das aves. Ele foi preso e poderá responder por crimes de maus-tratos, receptação e crime contra a fauna silvestre.
Animais
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) colaborou na identificação das aves: dois tangarazinhos, cinco saíras-sete-cores, sete saíras-douradinhas, dois saíras-militar e dois saíras-da-terra. Os animais apresentavam sinais de debilidade e foram encaminhados para tratamento.
Além disso, também no sábado, foi apreendido um passaporte italiano com restrição judicial da Justiça Estadual do Espírito Santo.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt