Sophia @princesinhamt
VÁRZEA GRANDE

Operação contra apologia ao nazismo: Morador de Várzea Grande é alvo das autoridades

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Um morador de Várzea Grande foi alvo da Operação Encômio, deflagrada na manhã desta quinta-feira (2) pela Polícia Civil de Mato Grosso em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O investigado é suspeito de integrar grupos extremistas com orientação neonazista em aplicativos de mensagens e de divulgar conteúdos de apologia ao nazismo, crime previsto no artigo 20 da Lei nº 7.716/1989.

A investigação teve início após a Abin compartilhar informações que apontavam atividades criminosas no ambiente digital. A Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) confirmou a identidade e o endereço do suspeito, reunindo provas que indicam sua vinculação a grupos extremistas.

Com base nos indícios, a Justiça autorizou mandado de busca e apreensão domiciliar e pessoal, além do acesso a dispositivos eletrônicos e armazenamento em nuvem. O cumprimento das ordens judiciais ocorreu em Várzea Grande.

De acordo com a Abin, indivíduos radicalizados “reconstroem sua identidade social até demonstrar disposição para agir violentamente em nome dessa ideologia”. A agência alertou ainda para o risco de recrutamento de novos integrantes pelos grupos neonazistas.

O nome da operação, Encômio, faz referência ao ato de enaltecer ou elogiar, em alusão às manifestações do investigado em favor do nazismo nas redes.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.