Vale do Araguaia: Oficina de Pitch e Storytelling inspira empreendedoras
Atividade conduzida pela jornalista e mentora Tania Rauber, em Barra do Garças, promoveu reflexões sobre o protagonismo feminino no empreendedorismo
15/05/2025 às 13:09
Dezenas de empreendedoras do Vale do Araguaia participaram da Oficina de Pitch e Storytelling, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT). A capacitação, realizada na noite de segunda-feira (13), em Barra do Garças, foi voltada exclusivamente ao público feminino.
Para a empresária Ana Caroline Okazaki, que participou da oficina, o evento, além de ser inspirador, proporcionou maior segurança e aprendizado enquanto empreendedora. “Foi muito inspirador estar entre mulheres que compartilham das mesmas inseguranças e aprender com elas. Cada dúvida que surgia, cada questionamento — como contar a história, o medo de falar errado, de se expor — tudo isso faz parte do nosso dia a dia. Somos mulheres à frente dos próprios negócios, que precisam se posicionar, vender, aparecer para serem lembradas.”

Conduzida pela jornalista e mentora Tania Rauber, a oficina propôs uma imersão na construção de narrativas com confiança, impacto e verdade. Segundo a facilitadora, é comum que as mulheres tenham dificuldade em falar sobre si mesmas, o que acaba limitando o potencial de comunicação de seus negócios.
“Nesses encontros que o Sebrae/MT tem proporcionado a centenas de mulheres de diferentes locais, tenho percebido algo bem comum: o quanto nós, mulheres, temos dificuldade de falar sobre nós e olhar para as nossas histórias. É perceptível essa virada de chave, quando elas percebem que suas trajetórias podem inspirar outras mulheres”, destacou Tânia.
A gerente da Regional Nordeste do Sebrae/MT, Jaqueline Macedo, reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento da presença feminina no empreendedorismo. “Nossa missão é ampliar a competitividade dos negócios liderados por mulheres, fortalecendo suas capacidades empreendedoras. Essa oficina mostra que, quando elas se reconhecem em suas histórias, ganham força para transformar ideias em resultados concretos”, afirmou.

O programa ainda estimula a visibilidade das empreendedoras por meio da inscrição no prêmio, que é em âmbito nacional.
O edital, mais informações e inscrições estão disponíveis no site até o dia 15 de junho, www.sebrae.com.br/premiomulherdenegocios
–
–
Fonte: Sebrae