Cinema

O último faroeste real: Spielberg previu há 27 anos o fim de uma era no cinema com este sucesso dos anos 90

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Há cineastas que não se limitam a acompanhar a evolução do cinema: eles a antecipam antes que aconteça – como , por exemplo. Em 1998, durante as filmagens de , o visionário diretor não estava à frente do filme, mas seu papel como produtor executivo foi marcado por uma importante constatação: os efeitos digitais estavam prestes a mudar o mundo do cinema para sempre.

Cinco anos antes, com , Spielberg inaugurou uma nova era ao combinar brilhantemente animatrônicos e imagens geradas por computador. Mas, quando Zorro estava sendo filmado, ele pressentiu que essa revolução se intensificaria, relegando cada vez mais – acrobacias, lutas reais e cenários tangíveis – a segundo plano.

Zorro: uma reviravolta discreta mas simbólica

Em 17 de julho de 1998, A Máscara do Zorro, dirigido por , estreou nos cinemas. O filme de aventura, estrelado por , e , foi um sucesso mundial, arrecadando mais de US$ 250 milhões. Mas, além dos números e do charme old-school, representou, aos olhos de Steven Spielberg, o canto do cisne de um certo tipo de cinema.

2025 word2

TriStar Pictures

Em uma entrevista ao Yahoo muitos anos depois, Banderas compartilhou que teve com Spielberg durante as filmagens.

“Steven Spielberg me disse uma vez durante as filmagens: ‘Este provavelmente será um dos últimos faroestes filmados da maneira como os faroestes eram filmados naquela época, com cenas reais com cavalos de verdade, onde tudo é real, lutas de espadas de verdade, sem CGI.’ Era tudo efeitos práticos.”

E Spielberg teria acrescentado: “Mas as coisas vão mudar. Elas vão mudar e vão mudar rápido. Então vocês deveriam se orgulhar deste filme. ”

Banderas está verdadeiramente orgulhoso e compreende ainda mais hoje a importância das palavras do cineasta: “Provavelmente estou ainda mais [orgulhoso] agora do que quando o fiz. Não sei se eu tinha plena consciência, quando estava fazendo Zorro, de que ele teria um impacto. O impacto que teve, especialmente depois de 25 anos… Foi um filme de aventura muito bonito, com muitos ingredientes que o fizeram brilhar de uma forma muito bonita. Só tenho boas lembranças dele.”

2025 word2

TriStar Pictures

Uma continuação em um mundo já transformado

Em 2005, foi lançado, reunindo o elenco original. No entanto, o contexto não era mais o mesmo. Em sete anos, o cinema havia mudado profundamente. O público também. As expectativas não eram mais as mesmas, e a mania dos efeitos digitais era agora a norma.

Assim, o que Steven Spielberg antecipou se confirmou: o cinema gradualmente se afastou da realidade para mergulhar em mundos inteiramente fabricados. Se diretores como ele, ou expressam regularmente sua visão sobre a evolução da indústria, é porque percebem suas tendências subjacentes, às vezes bem antes de qualquer outra pessoa.

A Máscara do Zorro, além de mero entretenimento, também será lembrado como um dos últimos filmes de aventura da “velha guarda”. Uma espécie de despedida discreta de uma era passada… que Spielberg já havia aclamado antes mesmo que ela existisse.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.