Combate ao Mosquito
Turismo

O que fazer se você perdeu seus documentos durante uma viagem: Guia prático e rápido

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Perder os documentos em uma viagem pode ser um momento de muita apreensão. Afinal, ter como comprovar sua identidade é obrigatório na hora de fazer check-in em hotéis e para embarcar em ônibus, barcos e aviões – especialmente quando se trata de trajetos internacionais.

Caso você tenha sofrido uma perda ou roubo de algum documento em uma viagem, a primeira dica é não entrar em pânico e procurar ajuda pelos canais adequados. De modo geral, as recomendações incluem procurar a polícia para registrar a ocorrência e, em seguida, ir atrás do órgão que pode garantir a emissão de novos documentos ou, pelo menos, de algum atestado temporário que permita o embarque, se o seu retorno estiver marcado para uma data próxima.

Vale também se precaver para esse tipo de imprevisto antes da viagem, digitalizando seus documentos relevantes e mantendo-os acessíveis em um armazenamento em nuvem. Mesmo que a versão virtual não seja aceita para o que você precisa, ter todos os dados à mão ajuda a comprovar sua identidade em diversas situações, e pode acelerar o processo na emissão de novos papéis.

Perda de documentos no Brasil

O primeiro passo para poder solicitar um novo documento que foi perdido é ter em mãos um boletim de ocorrência (BO) que registra o extravio, furto ou roubo. Em muitos casos, esse procedimento pode ser feito online. Mas, se essa modalidade não estiver disponível no lugar onde você está, compareça à delegacia mais próxima para cumprir esse trâmite burocrático.

Caso o documento perdido contenha seu CPF, você também pode solicitar o bloqueio para evitar que ele seja utilizado de forma fraudulenta para abrir empresas através do site da Receita Federal. Vale lembrar que esse procedimento pode ser feito a qualquer momento e gratuitamente, mesmo quando você estiver em posse dos seus documentos.

Uma vez com o BO em mãos, você pode utilizá-lo provisoriamente para justificar a incapacidade de apresentar seu documento quando ele for solicitado durante a viagem. Na primeira oportunidade, compareça com o BO ao órgão responsável pela emissão dos papéis perdidos para confeccionar uma nova via de cada um deles.

Perda de documentos no exterior

Caso você tenha ficado sem o seu passaporte em uma viagem para o exterior, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil também recomenda que os viajantes procurem uma delegacia de polícia local para registrar o roubo ou extravio do documento.

Após realizar esse procedimento, é necessário entrar em contato com a representação diplomática do Brasil mais próxima. Caso você não tenha tempo ou esteja em dúvida sobre como acionar a polícia no país onde estiver, não hesite em procurar um consulado ou embaixada do Brasil mesmo assim – em qualquer cenário, é preciso entrar em contato com eles para emitir um documento que permita o regresso ao país.

Importante: a perda de passaporte não é considerada uma situação urgente, então a representação diplomática só realiza atendimento nesses casos em horários normais de expediente.

Mesmo quando não houver tempo hábil para a emissão de um novo passaporte, brasileiros podem conseguir junto ao consulado uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), documento que é emitido gratuitamente mediante a comprovação da nacionalidade brasileira – algo que pode ser feito com a apresentação de outros documentos emitidos no país (quando estiverem disponíveis), mediante o testemunho de duas pessoas que possam confirmar a cidadania do viajante, ou até mesmo – em último caso – com a assinatura de uma declaração pela própria pessoa.

Confira outras informações no site do Itamaraty.

Cuidados além dos documentos

É comum que, além de perder os documentos de identificação, o viajante acabe também ficando sem itens como cartões de crédito, que com frequência são armazenados na mesma carteira.

Se isso ocorrer com você, lembre-se de contatar o quanto antes o banco emissor de seus cartões para solicitar o bloqueio, evitando que outra pessoa os utilize.

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.