Sempre há aqueles casos especiais em que você se pergunta que tipo de filme os críticos deste mundo viram para ter uma opinião tão contrária à sua. Mas, no final, cada um tem sua, e isso é bom. É o caso de .
Críticas ao thriller de vingança de incluem atributos como “prolixo”, “superficial”, “supérfluo”, entre outros. No Rotten Tomatoes, a aprovação é de apenas 39%, o que não promete o tipo de entretenimento que se esperaria do diretor e do ator principal . “Mas o filme é realmente tão ruim assim?”, você pode se perguntar neste momento.
Bem, não só não é ruim, como é muito bom. Qualquer um que tenha a oportunidade e uma queda por thrillers de justiceiros pode conferir com seus próprios olhos na , , Telecine ou Universal+.
Sobre o que é Chamas da Vingança
Man on Fire, no original, é baseado no romance de A.J. Quinnell, que já foi adaptado para o cinema em 1987 com no papel principal. A história é centrada no ex-agente John Creasy (Washington), que já foi designado para uma série de trabalhos sujos – e agora está lutando com as consequências traumáticas de suas experiências.
Quando seu amigo Rayburn () o oferece um emprego como guarda-costas da pequena Pita Ramos () na Cidade do México, ele vê uma luz no fim do túnel. As coisas parecem estar melhorando novamente.
Creasy aceita o trabalho e acaba se tornando amigo da menina. No entanto, quando um grupo de sequestradores a ataca, ele fica gravemente ferido. E embora logo vire o centro da investigação, o protagonista só tem uma coisa em mente: resgatar Pita e se vingar de seus captores.

Fox 2000 Pictures
Ótimo cinema de vingança: Emocionante, brutal e emocionante
Visualmente, Chamas da Vingança é um verdadeiro veículo de Tony Scott. Além de cores intensas, contrastes fortes e cortes rápidos, o cineasta, que faleceu em 2012, utilizou uma variedade de recursos estilísticos que conferem ao filme um visual selvagem, variado e distinto.
Acima de tudo, ele dedicou tempo suficiente não apenas para apresentar John Creasy em detalhes, mas também para fazer de seu relacionamento com sua protegida a âncora emocional do filme. O primeiro ato, portanto, estabelece a base crucial para uma cena de sequestro que dilacera os ossos. E a partir daí, as coisas seguem seu curso.
Se você não gosta de filmes como , com , ou mesmo (aliás, Washington e Fanning se reúnem em ) porque eles usam o justiceiro como força motriz de sua narrativa, também pode ter um problema com Chamas da Vingança. No entanto, se sempre “curte” torcer pelos protagonistas desde o início trágico até o final esperançosamente redentor, a campanha de vingança de Denzel é a escolha certa.
Fonte: adorocinema