O universo de poderia ter sido bem diferente se não fosse uma série de comédia da HBO dos anos 1990. Antes de se tornar o advogado mais carismático da televisão, era conhecido apenas por seu trabalho no humor, principalmente em , programa que ele criou ao lado de e que foi ao ar entre 1995 e 1998.
Na época, Odenkirk já havia escrito para e The Ben Stiller Show, mas foi em Mr. Show que encontrou liberdade criativa total. “Foi o maior presente que já recebi. Passei a vida sonhando em fazer esquetes de comédia, amava Monty Python desde os 11 anos, e finalmente consegui fazer isso do meu jeito”, contou o ator em entrevista recente à People.
O que Odenkirk não imaginava é que aquele projeto cômico chamaria a atenção de um grupo muito específico: os roteiristas de Breaking Bad. Segundo ele, “Mr. Show era assistido avidamente na sala dos roteiristas de Breaking Bad, acho que como uma pausa na intensidade da série. Então eles conheciam meu trabalho, e quando criaram Saul Goodman, pensaram em mim imediatamente.”
Mr. Show abriu caminho para Bob Odenkirk se tornar Saul Goodman em Breaking Bad
Na época em que recebeu o convite, Odenkirk sequer conhecia a série de . Ao consultar um amigo sobre a proposta, ouviu que era “o melhor programa da TV” e aceitou o papel. O personagem, inicialmente pensado para aparecer em apenas alguns episódios, acabou virando presença fixa e um dos ícones do universo de Breaking Bad.
Odenkirk descreve sua experiência na produção como um verdadeiro “curso pago de atuação”. “Eu não podia acreditar que estavam me confiando algo que não era comédia escrachada. Aprendi muito contracenando com Bryan Cranston”, disse. O aprendizado o preparou para protagonizar o spin-off , onde levou o personagem a um nível ainda mais complexo e humano.
Em 2015, enquanto estreava o derivado, o ator também reviveu seu passado na comédia com , da Netflix — que ele descreve como “uma quinta temporada secreta de Mr. Show”.
Do humor absurdo da HBO ao drama criminal mais premiado da TV, Bob Odenkirk construiu uma das trajetórias mais improváveis — e tudo começou com uma série de esquetes..
Fonte: adorocinema