Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

O novo boom do financiamento de veículos no Brasil: níveis históricos desde 2011

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Brasil atinge nível histórico: Financiamento de veículos é o maior desde 2011

O financiamento de veículos no Brasil atinge 5,3 milhões de unidades de jan/set 2025, o maior volume desde 2011. Saiba como seminovos lideram e o que a B3 diz sobre a alta demanda por crédito.

O mercado automotivo brasileiro celebra um marco notável: as vendas de veículos por meio de financiamento atingiram o maior volume para o período de janeiro a setembro desde 2011. De acordo com dados da B3 (Bolsa do Brasil), foram registradas 5.321.080 unidades financiadas – englobando automóveis leves, motos e pesados – nos primeiros nove meses de 2025.

Financiamento de veículos é o maior desde 2011

Esse volume representa um crescimento de 0,6% em comparação com o mesmo período de 2024 e marca o terceiro aumento consecutivo no acumulado do ano. O resultado sinaliza uma demanda robusta por crédito veicular, mesmo em um contexto de taxas de juros elevadas.

A análise detalhada dos números mostra uma clara preferência do consumidor: os veículos seminovos e usados continuam dominando as operações de crédito.

  • Seminovos e Usados: Lideram com 3,39 milhões de unidades financiadas.

  • Modelos Novos (0km): Totalizam 1,93 milhão de operações de financiamento no período.

A disparidade reforça o papel crucial do mercado de usados na sustentação do volume total de financiamentos.

Financiamento de veículos é o maior desde 2011 - Foto: Nicole Santana/ Garagem360Financiamento de veículos é o maior desde 2011 - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Financiamento de veículos é o maior desde 2011 – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Demanda forte

Para Daniel Takatohi, Superintendente de Produtos de Financiamentos na B3, o resultado é um indicador de “crescimento consistente do setor”. O desempenho é notável, especialmente considerando o ambiente macroeconômico.

Taxa Selic, por exemplo, tem se mantido em patamares altos, o que se traduz em um custo médio de crédito para financiamento de veículos ainda elevado, com a taxa média para pessoas físicas girando em torno de 2,25% ao mês (aproximadamente 28% ao ano).

Leia aqui: Finalmente! BYD Song Pro une tecnologia híbrida plug-in ao motor flex no Brasil

Apesar do crédito mais caro, a resiliência do consumidor e a necessidade de mobilidade mantêm o mercado aquecido, com milhões de brasileiros acessando o crédito para concretizar a compra de seus veículos.

Os dados de financiamento são coletados por meio do Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base de dados privada do país, gerenciada pela B3, que centraliza as informações sobre restrições financeiras em veículos dados como garantia.

O financiamento de veículos bateu recorde mesmo com juros altos! Comente abaixo: O que impulsiona você a comprar um carro hoje – necessidade ou as condições de crédito?


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.