O fim da esportiva no Brasil: Honda retira CBR 650R de linha
A Honda CBR 650R encerrou sua trajetória no mercado brasileiro, sendo oficialmente descontinuada e removida do catálogo online da montadora.
A confirmação da saída da moto, feita pela Honda à imprensa, indica que o modelo esportivo não faz mais parte da linha de produtos nacionais desde julho deste ano. Essa decisão é estratégica e integra um vasto plano de renovação do line-up da Honda no Brasil, que começou com modelos de baixa cilindrada em 2024 e se expandiu para as motocicletas de maior porte em 2025.
Honda retira CBR 650R de linha
A confirmação oficial veio por meio de um comunicado da Honda, que declarou: “A Honda confirma que o modelo CBR650R não integra mais o portfólio de produtos da marca no Brasil desde julho.
Essa disposição segue a estratégia de renovação completa do lineup da Honda iniciada em 2024 com os modelos de baixa cilindrada e em 2025 aos modelos de alta cilindrada, passando pela maior atualização de produtos da sua história no País.”
A CBR 650R foi lançada no Brasil durante o Salão Duas Rodas de 2019, substituindo a antiga CBR 650F. O modelo rapidamente conquistou o público brasileiro com seu design esportivo e excelente desempenho, equilibrando potência e estabilidade. Equipado com um motor de quatro cilindros em linha de 649 cm³, o modelo entregava 88,4 cv a 11.500 rpm, com torque de 6,13 kgf.m a 8.000 rpm.

O câmbio de seis marchas, embreagem assistida e deslizante, além do controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control), eram alguns dos recursos que destacavam a CBR 650R no segmento.
Vendas abaixo das expectativas
Em 2024, o modelo registrou 997 unidades licenciadas no Brasil, mas esse número caiu drasticamente para 167 unidades até setembro de 2025, sinalizando o fim de sua produção e comercialização no país. No entanto, a CBR 650R permanece disponível em mercados internacionais, onde recentemente foi lançada uma versão com embreagem eletrônica E-Clutch.
Essa tecnologia também pode ser encontrada no Brasil através da CB 650R, a versão Neo Sports Café da marca, que segue disponível no mercado.
A saída da CBR 650R reflete as mudanças em curso na linha de produtos da Honda, que continua a se adaptar às novas demandas do mercado, com foco em inovações tecnológicas e novas opções para os consumidores.
Leia aqui: Honda CBR 650R 2024: ficha técnica, preço e itens de série
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360