O dia 28 de fevereiro de 1983 marcou um recorde: foi quando o episódio final de foi ao ar na CBS e a única vez que uma série dramática reuniu 105 milhões de espectadores na frente da televisão. Uma façanha surpreendente alcançada há 40 anos e nunca mais foi vista.
Intitulado “Goodbye, Farewell and Amen”, o episódio narra os últimos dias da Guerra da Coreia através de várias histórias que contam individualmente os efeitos da guerra. Uma vez que um cessar-fogo é declarado, os protagonistas organizam uma festa de despedida. Honrosamente, cada um dos personagens segue caminhos separados e o show termina.
Com o capítulo final, a emissora já sabia que geraria muito interesse. Inclusive, o episódio vendeu 30 blocos comerciais de 30 segundos por 450 mil dólares cada. No total, se você calcular o preço ajustado à inflação hoje, isso fez cerca de 40 milhões em publicidade. E o engraçado é que o número poderia ter sido maior. Não chegou mais porque grandes áreas da Califórnia sofreram quedas de energia devido ao clima de inverno que atingiu a área.
De 1983 a 2010, “Goodbye, Farewell and Amen” permaneceu a transmissão de televisão mais assistida da história dos EUA. Foi ultrapassado pelo Super Bowl de 2010, o evento esportivo que domina o público dos EUA por uma ampla margem.
É um recorde para a televisão nos Estados Unidos e no Canadá — que, falando em ficção, é praticamente o mesmo que abranger o mundo inteiro — mas se olharmos para outros países, é muito difícil encontrar outra série que tenha tido tanto impacto.
O faroeste favorito de Clint Eastwood tem um recorde no Oscar que há 81 anos ninguém superou
Na lista dos 30 eventos mais assistidos na televisão americana, encontramos apenas mais duas ficções: a minissérie (1977) e o filme televisivo (1983), que falava de uma ameaça nuclear e estava muito de acordo com os medos da época, ambos com 100 milhões de espectadores. Esses números impressionantes provavelmente nunca serão alcançados novamente, pois os hábitos já mudaram.
A televisão tradicional dificilmente está atraindo novos espectadores, e o público restante está tão espalhado entre as diferentes estreias em plataformas de streaming que agora é muito difícil alcançar sucessos tão retumbantes quanto costumava ser.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fonte: adorocinema