Sophia @princesinhamt
Cinema

O editor de Akira Toriyama critica desenho de Dragon Ball: Deveriam ter feito um anime do Vegeta

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Após a , entrou em um período de incertezas. O mangá Super está em hiato, e um novo anime, , foi lançado em 2025, que parece seguir uma linha do tempo diferente da estabelecida por Toyotaro. De acordo com Kazuhiko Torishima, o lendário e controverso ex-editor de Toriyama, a inventividade da saga despencou. Para ele, Daima era “lixo”, e o que a Toei Animation realmente deveria ter feito era centralizar a saga em Vegeta.

Torishima achou que o anime Dragon Ball: Daima era uma porcaria

Em 15 de setembro, transmitiu uma conversa entre Kazuhiko Torishima, ex-editor de Akira Toriyama na Shonen Jump, e Yuji Horii, criador de Dragon Quest. Durante o encontro, o tema Dragon Ball surgiu, e Torishima não hesitou em expressar seu desdém. Com uma atitude visivelmente hostil, ele disse o seguinte:

Dragon Bal: Daima é uma porcaria. Se eles fossem fazer um anime assim, deveriam ter feito uma história do Vegeta

Mas este não foi o único comentário inflamado de Torishima. No podcast, ele também lançou duras críticas ao trabalho de Toyotaro e, de forma mais geral, a muitos artistas de mangá da Shueisha, a quem chamou de medíocres.

Segundo ele, os editores da revista foram os principais culpados pelo declínio da qualidade da editora, acusando-os de desconhecerem a verdadeira arte do mangá. Como se não bastasse, a palestra também abordou o tema Dragon Quest, com Horii sugerindo que Torishima, como especialista na arte de Toriyama, deveria trabalhar com ele para garantir que tudo estivesse em ordem caso ele decidisse trabalhar nesta propriedade intelectual.

A atitude severa de Torishima não é nova; ele já fez comentários inflamados antes e sempre foi conhecido por ser extremamente exigente com Toriyama, a ponto de o mangaká o tornar um dos vilões de Dr. Slump. Embora contraintuitiva, essa abordagem, em parte, ajudou Toriyama a atingir seu mais alto nível de criatividade e precisão em suas obras.

2025 word3

Toei Animation

As críticas de Torishima a Dragon Ball: Daima não são apenas um reflexo de seu personagem, mas também de como a indústria de mangás mudou. E, de certa forma, ele está certo: o que antes era uma máquina de inovação agora parece estar perdendo a essência que a tornou grandiosa. A verdade é que, agora mais do que nunca, o futuro de Dragon Ball parece tão incerto quanto antes.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.