Sophia @princesinhamt
Cinema

O Assassino do Calendário: Crítica de Filme vs. Adaptação de Sebastian Fitzek – O Que a Produção Acerta e a Adaptação Erra

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

tem dominado não apenas as paradas de filmes na Amazon Prime Video na Alemanha desde seu lançamento em 16 de janeiro, mas também está sendo muito transmitido em muitos outros países do mundo – inclusive no Brasil. Um sucesso para a indústria cinematográfica alemã, sem dúvida.

The Calendar Killer deve estar na sua watchlist por várias razões – como a atriz principal (), as reviravoltas e surpresas previamente anunciadas, e o fato de que a adaptação de aborda um tema importante: violência doméstica. Se ainda não o assistiu, podem dar uma olhada no Amazon Prime Video por sua própria conta e risco…

… ou optar por uma alternativa que segue em grande parte caminhos semelhantes – mas que no final funciona muito melhor: , disponível no streaming Adrenalina Pura.

The Calendar Killer: Buracos na lógica a torto e a direito

Assim como o original da Amazon de (), Culpa, que já recebeu um remake de Hollywood com há alguns anos, também começa com uma ligação telefônica. Assim como em The Calendar Killer, em Culpa uma mulher busca ajuda por telefone, mas neste caso diretamente com o centro de emergência e não com um funcionário de telemarketing.

Aqui também, inicialmente tudo acontece entre os dois telefones. E aqui também o caminho para a verdade passa por alguns desvios imprevistos, que dão novo impulso à história repetidamente. Em Culpa, no entanto, a jovem mulher não está na mira de um assassino, mas foi sequestrada.

No final, as semelhanças de conteúdo e narrativas são secundárias. Porque The Calendar Killer, com seus diálogos artificiais e personagens estereotipados, cujas ações raramente são mesmo minimamente compreensíveis, carece desde o início de qualquer fagulha de credibilidade, que é indispensável para um thriller envolvente.

2025 word2

Prime Video

Sem mencionar que é possível prever a maior reviravolta nos primeiros minutos, o filme de Fitzek nunca realmente motiva a desvendar o mistério por conta própria, porque os personagens se tornam simplesmente irrelevantes diante dos inúmeros buracos na lógica pelos quais The Calendar Killer tropeça em ritmo acelerado.

Sim, e quando fica realmente ruim, você pode até soltar uma risada alta aqui e ali. Isso é ainda mais amargo porque o relacionamento tóxico entre a protagonista Klara e seu marido violento Martin () merecia tirar o chão do público com força emocional. Na verdade, tudo isso deveria nos ocupar muito tempo depois dos créditos finais, semelhante a – um filme que nos deixa impotentes e comovidos, que nos faz pensar duradouramente sobre como poderíamos contribuir para a solução de um problema tão profundamente enraizado na sociedade.

Culpa: Um drama que penetra na pele

Em Culpa, a ligação telefônica é usada de forma ainda mais consistente como um dispositivo narrativo e força motriz por trás da história. Porque o filme limita seu cenário a apenas dois cômodos e apenas um protagonista visível.

2025 word2

Nordisk Film Production AS

“O diretor dinamarquês Gustav Möller executa essa limitação deliberada em sua estreia Culpa de forma tão brilhante que facilmente supera a maioria dos thrillers igualmente reduzidos como com ou com , diz acertadamente na crítica do site parceiro FILMSTARTS. E as razões para isso são óbvias:

Enquanto The Calendar Killer é visualmente bastante atraente, se concentra principalmente na coerência de conteúdo em seu filme. Ele não tira reviravoltas confusas da manga que são completamente absurdas. Em vez disso, a grande questão da culpa do filme se desenvolve de maneira orgânica em um tour de force emocional, porque realista, que mal dá tempo para respirar.

Do ator principal à história sempre compreensível e à direção eficazmente minimalista – Culpa é cinema de suspense quase dolorosamente envolvente que prende por 88 minutos.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.