A Nvidia anunciou planos para abrir novas fábricas nos Estados Unidos, com o objetivo de produzir chips de inteligência artificial. , ao setor de semicondutores — essenciais para dispositivos eletrônicos.
As fábricas serão construídas no Texas, com uma unidade em Houston, pela taiwanesa Foxconn, e outra em Dallas, pela também taiwanesa Wistron. A produção em massa deve começar em até 15 meses.
A Nvidia também se comprometeu a investir US$ 500 bilhões em infraestrutura nos nos próximos quatro anos, para reforçar o foco na fabricação local.
. No entanto, https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2025/04/trump.html pretende aplicar tarifas específicas ao setor de semicondutores.
Essa medida visa a incentivar a produção interna, como destacou https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2025/04/trump.html. “Queríamos descomplicar as importações para várias outras empresas, porque queremos fabricar nossos chips, semicondutores e outras coisas em nosso próprio país”, disse o republicano.

Segundo a Nvidia, a expectativa é que a fabricação local de chips e supercomputadores de IA gere centenas de milhares de empregos e traga trilhões de dólares em segurança econômica nas próximas décadas.
O CEO da Nvidia, Jensen Huang, ressaltou a importância da fabricação norte-americana para atender à crescente demanda por chips e supercomputadores de IA. “Os motores da infraestrutura mundial de IA estão sendo construídos nos Estados Unidos pela primeira vez”, declarou, ao destacar o papel dos EUA na liderança do setor de IA.
Fonte: revistaoeste