O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, nomeou o economista Rafael Minatogawa, membro do Movimento Brasil Livre (MBL), como subprefeito da Vila Mariana, zona centro-sul da capital paulista. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira, 27.
Minatogawa atuava no gabinete do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) desde a posse do congressista, em fevereiro de 2019. Desde então, ele chegou a ocupar o cargo de chefe de gabinete, o qual deixou na última quinta-feira, 23.
A mudança faz parte de uma série de mudanças previstas nas subprefeituras para atender aliados do prefeito. Na divisão de funções realizada pelas indicações de vereadores, a escolha do titular da Vila Mariana ficou a cargo de Amanda Vettorazzo (União), membro do MBL ao lado de Kataguiri.
Minatogawa substitui o advogado Luis Felipe Miyabara, que ocupava o cargo de subprefeito da Vila Mariana desde abril de 2021. Ele assume a Subprefeitura do Ipiranga, de acordo com resolução publicada nesta segunda-feira, 27.
O membro do MBL é graduado em pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), câmpus de Araraquara. No gabinete de Kim, ele atuou no gerenciamento, execução e empenho de emendas parlamentares.
A nomeação de Minatogawa representa a primeira experiência do MBL no Poder Executivo. “Decidimos mudar de patamar e mostrar, na prática, como é o nosso trabalho no Poder Executivo, indo além dos mandatos no Legislativo que vocês já conhecem”, disse Kataguiri, em comunicado.
![Nunes Nomeia Representante Do Mbl Como Subprefeito Da Vila Mariana: Novidades Na Gestão Municipal 2 Deputado federal Kim Kataguiri (União-SP)](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/11/Deputado-federal-Kim-Kataguiri-Uniao-SP.jpg)
Na Vila Mariana, Kim garantiu que serão implementadas as propostas de seu plano de governo à Prefeitura de São Paulo. O deputado ainda declarou que o movimento negocia a entrada em subprefeituras de mais três grandes cidades, mas não revelou quais.
“Vamos atuar com firmeza contra , implementar cercamento eletrônico com câmeras, realizar a poda de árvores para evitar quedas que possam causar acidentes ou interrupções no fornecimento de energia, e garantir que comerciantes e trabalhadores não sejam explorados ou extorquidos”, prometeu Kim.
O deputado anunciou sua pré-candidatura a prefeito de São Paulo nas eleições municipais de 2024, mas seu partido, o União Brasil, decidiu apoiar Nunes. No entanto, o MBL adotou uma posição independente em relação à disputa pelo Edifício Matarazzo.
A Subprefeitura da Vila Mariana reúne os distritos da Vila Mariana, Moema e Saúde. Ao todo, são 337 mil habitantes residentes em uma área de 26,5 km². A região é atendida pelas linhas Azul, Verde e Lilás do metrô.
Fonte: revistaoeste