Novo Volvo EX60: SUV promete mais de 600 km de autonomia e carga ultra-rápida
Conheça o novo Volvo EX60: o SUV elétrico que promete 644 km de autonomia e recarga de 270 km em 10 minutos. Saiba tudo sobre a nova tecnologia SPA3 e o sistema megacasting.
A Volvo está prestes a elevar o padrão de seus veículos elétricos com o aguardado EX60. Detalhes preliminares revelados pela montadora sueca indicam que o modelo não será apenas mais um SUV na linha, mas o veículo com a maior autonomia já produzido pela marca, superando com folga seus “irmãos” EX30 e EX90.
Novo Volvo EX60
Estimativas baseadas no ciclo EPA sugerem que o EX60 poderá rodar até 644 km (400 milhas) com uma única carga. Atualmente, nenhum outro elétrico da Volvo chega perto dessa marca, o que coloca o novo crossover em uma posição de destaque frente aos concorrentes do setor premium.
Além da bateria de longa duração, a Volvo aposta na velocidade. Equipado com uma moderna arquitetura de 800 volts, o EX60 permitirá recargas ultrarrápidas. Em condições ideais de carregamento rápido DC, será possível recuperar cerca de 270 km de autonomia em apenas 10 minutos — o tempo de uma parada rápida para um café.

A Revolução do “Megacasting” e a Plataforma SPA3
O EX60 será o responsável por estrear a plataforma SPA3, a nova espinha dorsal elétrica da Volvo. Entre as inovações industriais, destaca-se a primeira implementação da tecnologia de megafundição (megacasting) pela empresa.
Essa técnica consiste em fundir grandes partes da estrutura do carro em uma única peça, o que traz benefícios claros:
-
Redução de peso: Menos peças e conexões significam um veículo mais leve.
-
Eficiência energética: Menos massa exige menos energia para o deslocamento.
-
Rigidez Estrutural: A bateria é integrada diretamente à estrutura, aumentando a segurança e estabilidade.

Com produção de motores elétricos feita internamente pela própria Volvo para garantir controle total da eficiência, o EX60 2027 deve chegar ao mercado internacional ainda este ano. O preço inicial estimado gira em torno de US$ 60.000 (R$ 320 mil aproximadamente).
Leia aqui: Volvo: EUA são um “mercado ideal” para veículos elétricos e híbridos plug-in
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






