A Volkswagen escolheu o Carnaval para lançar o crossover Tera, um dos principais lançamentos da fabricante em 2025. O carro ficarĂĄ abaixo do SUV compacto T-Cross para brigar com Renault Kardian, Fiat Pulse e companhia. GM e Hyundai tambĂ©m vĂŁo entrar nesta disputa, a partir do ano que vem. Mas o que serĂĄ que o Tera tem para superar toda essa concorrĂȘncia?
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O segmento logo abaixo dos SUVs compactos vai se agitar com a chegada do Volkswagen Tera, a partir das prĂłximas semanas, mas apenas em 2026 Ă© que vai pegar fogo, nĂŁo apenas com a chegada dos modelos da GM e da Hyundai, mas tambĂ©m com a inclusĂŁo de sistemas hĂbridos leves e outras novidades. De qualquer forma, vamos a 5 pontos do Tera que podem contar pontos a favor diante dos rivais.
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1 â Segurança
Fabricado com a plataforma MQB, a mesma do Polo, o Volkswagen Tera deverå se sair bem nos testes de colisão do Latin NCAP, assim como o hatch compacto do qual é derivado. Além disso, conforme o site Autos Segredos, o crossover da marca alemã vai ser equipado com uma série de recursos de segurança nas versÔes Comfort e High.
Entre os itens disponĂveis haverĂĄ detector de fadiga do motorista e sistema de frenagem de emergĂȘncia, alĂ©m de assistĂȘnte de permanĂȘncia de faixa na versĂŁo topo de linha. A inclusĂŁo de seis airbags tambĂ©m vĂŁo fazer parte da lista, ainda conforme a mesma fonte.
2 â DimensĂ”es

Imagem: Reprodução
O porte do Volkswagen Tera serĂĄ compatĂvel com o dos rivais. Espera-se que o carro tenha perto de 4,10 de comprimento por 1,78 m de largura, 1,45 de altura e 2,56 m de entre-eixos. O Renault Kardian tem 4,12  m, 1,75, 1,54 m e 2,60 m, respectivamente. Com isso, a maior diferença entre os dois serĂĄ a altura, o que influi na estabilidade por causa do centro de gravidade.
Na comparação das dimensĂ”es do Tera com o Pulse, temos o seguinte no modelo da Fiat: 4,10 m, 1,77 m, 1,58 m e 2,53 m. Portanto, o espaço interno do modelo da Volkswagen deverĂĄ ser um pouco maior, principamente para os passageiros do banco traseiro. Um porta-malas mais espaçoso tambĂ©m serĂĄ importante para o modelo da marca alemĂŁ ter mais apelo.Â
3- Dirigibilidade
Mesmo com apelo aventureiro, o que implica em um bom vĂŁo livre do solo, o Volkswagen Tera deverĂĄ prezar pela boa dirigibilidade, o que tem sido observado tanto no T-Cross, que foi lĂder de vendas entre os SUVs compactos em 2024, quando no Polo, que tambĂ©m liderou entre os hatches.Â
Pelo menos em um primeiro momento, não haverå grandes novidades no conjunto mecùnico que verå ser o mesmo jå encontrado em outros modelos da Volkswagen, até por precisar ter preço competitivo. Espera-se que o carro venha equipado com motor 1.0 turboflex, de 116 cv nas versÔes mais equipadas e com o de 1 litro de cilndrada, aspirado, na båsica. Os cùmbios também serão os conhecidos de 6 ou 5 marchas, conforme a versão.
4 â Desenho

Imagem: Divulgação
As linhas do Tera seguirão a mesma linguagem de design adotada na atual linha de compactos da Volkswagen,  que inclui T-Cross, Nivus, Virtus e Polo. Visto sem disfarces em testes no Polo Norte, o novo crossover apareceu com a frente bem parecida com a do Virtus, mas com uma grade frontal um pouco mais larga e faróis discretamente diferentes em relação ao do sedã.
A traseira lembra bastante a do T-Cross, principalmente por causa das lanternas, com barra de LED que atravessa toda a tampa do porta-malas. A ideia de robustez serĂĄ evidenciada por detalhes, como as proteçÔes emborrachadas nos para-lamas, pelo bom vĂŁo livre do solo e pelas rodas, que serĂŁ pintadas de cinza grafite nas versĂ”es mais equipadas.Â
5 â Preço
A questĂŁo do preço serĂĄ importante, conseguindo atingir uma boa relação entre custo e benefĂcio. A Volkswagen terĂĄ que equilibrar as listas de equipamentos das versĂ”es. Logo de cara, nĂŁo deverĂĄ oferecer sistema hĂbrido leve, o que acaba tornando encarecendo o preço.Â
Os itens de segurança e conectividade terĂŁo prioridade, pelo menos neste inĂcio das vendas. Mais adiante, conforme o movimento da concorrĂȘncia, a marca alemĂŁ pode adotar o sistemna micro-hĂbrido, entre outros itens, para se manter competitiva.Â
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Fonte: autoo