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Novo SUV nacional da VW: 5 vantagens sobre Pulse e Kardian que vocĂȘ precisa conhecer

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A Volkswagen escolheu o Carnaval para lançar o crossover Tera, um dos principais lançamentos da fabricante em 2025. O carro ficarĂĄ abaixo do SUV compacto T-Cross para brigar com Renault Kardian, Fiat Pulse e companhia. GM e Hyundai tambĂ©m vĂŁo entrar nesta disputa, a partir do ano que vem. Mas o que serĂĄ que o Tera tem para superar toda essa concorrĂȘncia?

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O segmento logo abaixo dos SUVs compactos vai se agitar com a chegada do Volkswagen Tera, a partir das próximas semanas, mas apenas em 2026 é que vai pegar fogo, não apenas com a chegada dos modelos da GM e da Hyundai, mas também com a inclusão de sistemas híbridos leves e outras novidades. De qualquer forma, vamos a 5 pontos do Tera que podem contar pontos a favor diante dos rivais.

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1 – Segurança

Fabricado com a plataforma MQB, a mesma do Polo, o Volkswagen Tera deverå se sair bem nos testes de colisão do Latin NCAP, assim como o hatch compacto do qual é derivado. Além disso, conforme o site Autos Segredos, o crossover da marca alemã vai ser equipado com uma série de recursos de segurança nas versÔes Comfort e High.

Entre os itens disponĂ­veis haverĂĄ detector de fadiga do motorista e sistema de frenagem de emergĂȘncia, alĂ©m de assistĂȘnte de permanĂȘncia de faixa na versĂŁo topo de linha. A inclusĂŁo de seis airbags tambĂ©m vĂŁo fazer parte da lista, ainda conforme a mesma fonte.

2 – DimensĂ”es

Emblema com o nome do novo Volkswagen Tera
Emblema com o nome do novo Volkswagen Tera na tampa do porta-malas, que perto de 400 litros de capacidade
Imagem: Reprodução

O porte do Volkswagen Tera serå compatível com o dos rivais. Espera-se que o carro tenha perto de 4,10 de comprimento por 1,78 m de largura, 1,45 de altura e 2,56 m de entre-eixos. O Renault Kardian tem 4,12  m, 1,75, 1,54 m e 2,60 m, respectivamente. Com isso, a maior diferença entre os dois serå a altura, o que influi na estabilidade por causa do centro de gravidade.

Na comparação das dimensÔes do Tera com o Pulse, temos o seguinte no modelo da Fiat: 4,10 m, 1,77 m, 1,58 m e 2,53 m. Portanto, o espaço interno do modelo da Volkswagen deverå ser um pouco maior, principamente para os passageiros do banco traseiro. Um porta-malas mais espaçoso também serå importante para o modelo da marca alemã ter mais apelo. 

3- Dirigibilidade

Mesmo com apelo aventureiro, o que implica em um bom vão livre do solo, o Volkswagen Tera deverå prezar pela boa dirigibilidade, o que tem sido observado tanto no T-Cross, que foi líder de vendas entre os SUVs compactos em 2024, quando no Polo, que também liderou entre os hatches. 

Pelo menos em um primeiro momento, não haverå grandes novidades no conjunto mecùnico que verå ser o mesmo jå encontrado em outros modelos da Volkswagen, até por precisar ter preço competitivo. Espera-se que o carro venha equipado com motor 1.0 turboflex, de 116 cv nas versÔes mais equipadas e com o de 1 litro de cilndrada, aspirado, na båsica. Os cùmbios também serão os conhecidos de 6 ou 5 marchas, conforme a versão.

4 – Desenho

Volkswagen Tera 2025
Volkswagen Tera 2025 vai contar com uma grade frontal um pouco mais alta que a do sedĂŁ compacto Virtus
Imagem: Divulgação

As linhas do Tera seguirão a mesma linguagem de design adotada na atual linha de compactos da Volkswagen,  que inclui T-Cross, Nivus, Virtus e Polo. Visto sem disfarces em testes no Polo Norte, o novo crossover apareceu com a frente bem parecida com a do Virtus, mas com uma grade frontal um pouco mais larga e faróis discretamente diferentes em relação ao do sedã.

A traseira lembra bastante a do T-Cross, principalmente por causa das lanternas, com barra de LED que atravessa toda a tampa do porta-malas. A ideia de robustez serå evidenciada por detalhes, como as proteçÔes emborrachadas nos para-lamas, pelo bom vão livre do solo e pelas rodas, que serã pintadas de cinza grafite nas versÔes mais equipadas. 

5 – Preço

A questão do preço serå importante, conseguindo atingir uma boa relação entre custo e benefício. A Volkswagen terå que equilibrar as listas de equipamentos das versÔes. Logo de cara, não deverå oferecer sistema híbrido leve, o que acaba tornando encarecendo o preço. 

Os itens de segurança e conectividade terĂŁo prioridade, pelo menos neste inĂ­cio das vendas. Mais adiante, conforme o movimento da concorrĂȘncia, a marca alemĂŁ pode adotar o sistemna micro-hĂ­brido, entre outros itens, para se manter competitiva. 

 

Fonte: autoo

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