A Peugeot voltará a oferecer a lendária versão GTi do hatch compacto 208, mas desta vez o modelo será 100% elétrico, confirmou o novo CEO da marca francesa Alain Favey ao site da Autocar. O icônico emblema GTi, que faz o coração dos entusiastas bater mais rápido desde a década de 1980, retornará em 2026.
VEJA TAMBÉM:
Com a decisão de voltar a vender a versão GTi do 208 marca um passo decisivo para a marca francesa em direção à mobilidade sustentável, sem abrir mão do DNA esportivo que a tornou famosa.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
A volta da sigla GTi ao 208
Imagem: Divulgação
O renascimento do GTi, que começou com o lendário Peugeot 208 e continuou com modelos como o 208 GTi 2012 e o modelo especial do 30º aniversário, agora evolui com uma nova dimensão: desempenho cheio de adrenalina com zero emissões.
O modelo elétrico compartilhará sua plataforma com o Abarth 600e , outro modelo emblemático do grupo Stellantis , e promete impressionar com cerca de 240 cavalos de potência, aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos e autonomia de mais de 320 km graças a uma bateria de 51 kWh e aerodinâmica otimizada.
No cenário atual, o novo 208 GTi elétrico terá que competir com rivais de alto nível, como o Mini Electric Cooper JCW e o Alpine A290 . Além disso, o lançamento desta versão pode impulsionar o desenvolvimento de outras variantes elétricas de alto desempenho dentro do grupo, como um possível Opel Corsa Electric em uma configuração esportiva
Embora o foco esteja atualmente na variante elétrica, Alain Favey não descartou completamente um futuro retorno do GTi com motor a combustão, mantendo aberta a possibilidade de satisfazer necessidades diversificadas dos clientes.
O Peugeot e-208 GTi se prepara, portanto, para demonstrar que o prazer de dirigir e a diversão ao volante podem encontrar uma nova dimensão, mesmo na era da mobilidade sustentável.
e-208 GTi virá ao Brasil?
Imagem: Divulgação
No Brasil, o Peugeot 208 chegou a ser vendido na versão esportiva e-GT, também 100% elétrico, mas sem os retoques no desenho da linha 2025 e com menos fôlego do GTi. O conjunto mecânico do e-GT tem motor elétrico de 136 cv e 25,6 kgfm de torque, números para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos.
O Peugeot 208 e-GT deixou de ser vendido em meados de 2024 e, desde então, o 208 não tve mais versões eletrificadas. Está sendo esperada a versão híbrida leve, mas com os ajustes necessários no sistema Bio Hybrid da Stellantis acabaram atrasando o lançamento que havia sido previsto para o primeiro semestre de 2025.
A chegada do e-208 GTi é pouco provável, uma vez que o e-GT que foi oferecido no Brasil teve baixas vendas. O preço da novidade ficará bem acima do ideal em um mercado em que os chineses estão cada vez mais presentes, com alta tecnologia e valores competitivos.
Fonte: autoo