Um novo espaço dedicado à vida e à obra de Frida Kahlo será inaugurado em 27 de setembro na Cidade do México. O Museo Casa Kahlo ficará em Coyoacán, mesmo bairro que abriga a famosa Casa Azul, atual museu que funciona na casa onde a artista nasceu e viveu ao lado de seu parceiro Diego Rivera (saiba como é a visita à Casa Azul). Diferentemente do museu já existente, o novo espaço será gerido diretamente por descendentes da artista e promete oferecer uma abordagem mais íntima e pessoal da trajetória de Frida.
O museu ocupará a chamada Casa Roja (em português, “casa vermelha”), antiga residência da família Kahlo que pertenceu inicialmente aos pais da artista, passando depois para sua irmã mais nova, Cristina, e permanecendo desde então sob os cuidados da família. A atual herdeira do imóvel, Mara Romeo Kahlo, sobrinha-neta de Frida e sua parente viva mais próxima, doou a casa para que fosse transformada em museu. Essa será a primeira vez que a casa é aberta ao público.
Entre os destaques do acervo estarão cartas pessoais, roupas, joias, fotografias e brinquedos da infância de Frida, além de documentos inéditos. O museu também abrigará imagens produzidas por seu pai, Guillermo Kahlo, fotógrafo renomado e influência determinante no início da carreira artística da filha.
Com projeto assinado em parte pelo escritório Rockwell Group, o Museo Casa Kahlo terá, ainda, espaço para exposições temporárias voltadas à arte mexicana, latino-americana, indígena e feita por mulheres.
Fonte: viagemeturismo