Eventos

Novo membro da Academia de Medicina de Mato Grosso, João Eloy assume cadeira 31

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2
O médico João Eloy de Souza Neves, assumiu a cadeira 31 da Academia de Medicina de Mato Grosso, substituindo o médico Ivens Cuiabano Scaff, que herdou a cadeira do primeiro titular, Zelito Figueiredo, fundador e dirigente da Santa Casa de Misericórdia. “Tive a honra de ser homenageado pela Academia.
 
 
Ocupa uma cadeira, quem tem um fôro de serviços prestados na área, além de interferência na cultura Matogrossense. Agora sou membro efetivo da Academia de Medicina, a gente se torna quase imortal” disse ele, destacando que a  futura geração saberá da sua participação histórica nas áreas da Medicina e da Cultura.
 
 
Formado pela Universidade Federal Fluminense em 1972, João Eloy, fez no ano seguinte sua especialização em Gastroenterologia, e em 1989 concluiu o Mestrado na mesma área pela UFRJ.  Já em Cuiabá, foi professor de Clínica Médica da UFMT até 2004 e médico concursado pelo Inamps.   Atualmente, João Eloy é médico da Unimed Fácil em Cuiabá, integrando a equipe da Clínica Amor Saúde e do Instituto Cuiabano de Medicina Popular.
 
 
João Eloy participou da fundação do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso, período que não existia nenhum curso, quando os jovens iam para outros estados cursar Medicina. Através da UFMT, ele ajudou a formar mais de dois mil médicos, sendo uma parte, seus alunos. “Fui o primeiro médico de Chapada dos Guimarães, onde construí a Clínica de Santa Maria que funcionou por mais de vinte”, garantiu, informando que abriu mão dos direitos do Hospital Santo Antônio, doando ao Estado, para que cumpra o dever de oferecer atendimento à maternidade do município.
 
 
Na cultura de Mato Grosso, o médico tem uma expressiva participação, com uma carreira artística de mais de 40 anos. Conhecido como o ‘Doutor do Rasqueado Cuiabano’, o cantor e compositor João Eloy  já tem 15 CDs gravados,  agora está produzindo o seu nono DVD. “Levantamos o rasqueado cuiabano, atuando junto com os amigos, Gilmar Fonseca, Roberto Lucialdo, Pescuma, Henrique e Claudinho. Defendemos a memória do Mestre Bolinha que foi o nosso grande professor” garantiu.
 
 
O Doutor do Rasqueado é membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, autor do hino de Chapada dos Guimarães, além de livros de história e de poesias inspiradas nas belezas naturais de sua terra natal. Na comunicação, apresenta o programa Varanda Pantaneira, no canal 19 da TV Gazeta. Através deste veículo, abriu espaço para muitos talentos regionais. Além disso, foi articulistas de vários jornais. “Tenho orgulho de ter feito tudo isso na minha vida, com a benção de Deus, que tem sido a luz que guiou meus passos durante toda minha trajetória”, concluiu João Eloy.
 
 
 
Texto: Malu Sousa
Fotos: Divulgação
Academia de Medicina/MT
 
 
 
 
 
Histórico da Academia de Medicina:
A Academia de Medicina de Mato Grosso nasceu em 05 de setembro de 2005, logo constituiu a sua diretoria provisória. No ano seguinte, foi empossada a primeira diretoria executiva da entidade.  
 
 
Sua criação resultou de um convite formulado por Waldenir de Bragança, para conhecer a Academia Fluminense de Medicina, ocasião em que ele  participou de um evento do Rotary Internacional realizado em Cuiabá.
 
 
A iniciativa contou com a participação do renomado, médico Vicente Herculano da Silva e Francisco Rodrigues, rotariano do Rio de Janeiro. Foi criada então a Academia de Mato Grosso. Foram convidados o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso e o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso. A primeira diretoria executiva foi presidida no bienio 2006/2008, por Gabriel Novis Neves. A última diretoria, por Marcio Canavarros Serra. Academia funciona no mesmo prédio do CRM de Mato Grosso.
 
 
Entre os objetivos, estão o de promover e estimular o estudo da Medicina, da ciência, da saúde pública e da cultura, além de promover cursos de aperfeiçoamento, conferências, congressos, visando a elevação dos padrões técnicos e éticos da Medicina; colaborar no estudo das questões da saúde pública; opinar sobre questões relacionada ao exercício da Medicina e manter intercâmbio com as entidades médicas regionais, nacionais e internacional. Como também: premiar trabalhos nacionais ou estrangeiros de real valor, conforme o regimento interno; divulgar trabalhos dos seus membros pelos diferentes meios; contribuir para a preservação da memória da medicina de Mato Grosso e do Brasil, seus membros são guiados pelos princípios da probidade e da ética.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fonte: matogrossodigital

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.