A Jeep vai estender a permanência da atual geração do Compass no mercado, uma vez que o cronograma de lançamento da nova teve que ser alterado, informa o site norte-americano Carscoops. Conforme a mesma fonte, o SUV médio deverá ter o início da produção em larga escala, em Brampton (Canadá), apenas a partir de fevereiro de 2026.
VEJA TAMBÉM:
A mudança teve que ser adotada por uma pausa ligada às atividades na unidade de produção canadense por conta das novas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos. Além disso, de acordo com o site Autonews, a Stellantis pode estar reavaliando se deve lançar uma versão elétrica a bateria do novo Jeep Compass na América do Norte.
Com isso, o novo Jeep Compass será lançado primeiro na Europa, uma vez que o SUV tem linha de montagem em Melfi (Itália), de onde vem a versão híbrida plug-in vendida no Brasil. No mercado europeu, o utilitário esportivo com a nova plataforma STLA Médium e todas as novidades planejadas será lançado até o final deste ano de 2025.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Mudanças significativas
Imagem: Projeção Kleber Silva
No Brasil, o Jeep Compass atual, lançado em setembro de 2016, ainda terá um bom tempo em produção. Deverá receber uma versão híbrida leve e vai conviver por um tempo com a nova geração, que não estreia por aqui antes de meados de 2027, conforme o site Autos Segredos.
A chegada de fortes rivais de marcas chinesas, além do Volkswagen Taos renovado e do novo modelo da Renault, vão complicar a situação do Jeep Compass atual no mercado brasileiro. Atualmente, o SUV ainda está bem nas vendas, com ajuda de bons descontos em todas as versões, mas essa estratégia não deve funcionar por muito tempo.
A nova geração do Jeep Compass vai ser bem diferente do atual, com linhas que lembram as do SUV compacto Avenger, que será fabricado em Porto Real (RJ), a partir de 2026, junto com modelos da Citroën.
O desenho da segunda geração do Compass inclui luz diurna de LED em posição elevada, alta linha de cintura e jeito de carro elétrico de luxo. Na traseira, uma barra luminosa se destaca entre as lanternas. Como será fabricado com a mesma base do Peugeot 5008 da nova geração, o próximo Compass vai contar com alguns recursos como interior bem moderno com tela panorâmica, luz ambiente de LED, entre outros recuros e uma gama de serviços conectados.
Além disso, o novo Compass poderá ter multimídia com ChatGPT, permitindo interação em linguagem natural entre os ocupantes e o veículo, aprimorando ainda mais a experiência de dirigir. Além disso, com foco na sustentabilidade, o carro incorpora mais de 500 kg (1.102 lbs) de materiais verdes em toda a sua construção, incluindo plásticos reciclados e metais ecológicos.
O novo Jeep Compass será maior que o atual em todas as medidas. O comprimento passará a ficar em aproximadamente 4,55 metros (14 cm a mais que o atual), 1,90 m de largura (9 cm maior) e 2,75 m de distância de entre-eixos (12 cm maior). Além disso, espera-se que o vão livre do solo seja de 22 cm, ajudando a superar obstáculos.
Imagem: Projeção Kleber Silva
Fonte: autoo