Uma nova frente fria está prevista para a semana que vem. E, com ela, vem outro ciclone extratropical, que deve causar muita chuva e ventania, a exemplo do fenômeno que surgiu nesta semana.
O ciclone dos últimos dias já está em alto-mar. Neste momento, quem comanda o tempo no Centro-Sul é o ar mais seco, de acordo com a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo.
“O sábado (13) vai ser de tempo firme em grande parte do Brasil, mas atenção para o retorno das chuvas na faixa leste do Nordeste”, avisa.
Chuva no domingo

Foto: Pixabay
No domingo (14), há também previsão para pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, com acumulado de 15 a 30 mm no decorrer do dia.
Ao longo da semana que vem, a chuva se espalha um pouco mais, alcançando Paraná, Santa Catarina, áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Quando chega o ciclone
O ciclone da próxima semana deve se formar na quarta-feira (17), posicionando-se no litoral da região Sul, na altura do Rio Grande do Sul.
“Ele deve trazer ventania e muita chuva para o leste do estado e também de Santa Catarina“, informa a meteorologista. Há possibilidade de até 100 mm de chuva na faixa leste do Sul.
Queda de temperatura e geada
Após a chuva provocada pelo ciclone, vai entrar em cena perto do fim da próxima semana o ar de origem polar. E, com ele, a queda na temperatura.
De acordo com Desirée Brandt, os modelos meteorológicos mostram possibilidade de geada na região da Campanha Gaúcha – onde a temperatura mínima pode chegar a 2 °C – e na região entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, onde os termômetros podem marcar 1 °C.
Veja também: