Turismo

Novas Rotas de Trem que Serão Lançadas em 2026: Conheça as Novidades

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1



  • No Velho Continente, os trilhos têm crescido como flores na primavera, e o resto do mundo não tarda em seguir essa tendência. Trens noturnos tomaram a Europa, o Rocky Mountaineer promete uma rota nova no Canadá e os Emirados Árabes Unidos estarão finalmente conectados por uma linha férrea nacional.

    Para os viajantes, esses novos caminhos são indicadores de um ano que vem recheado de possibilidades. Veja abaixo as rotas prometidas para 2026:

    Alberta e Colúmbia Britânica

    O clássico Rocky Mountaineer, trem de luxo que atravessa as paisagens deslumbrantes das Montanhas Rochosas, na América do Norte, lançará uma rota em 2026 que percorrerá as províncias de AlbertaColúmbia Britânica, no Canadá. A nova rota é uma pausa na jornada tradicional pela Costa Oeste, e segue um trajeto que para nas cidades de Edmonton, Jasper, Banff, Calgary, Kamloops e Lake Louise.

    Entre os destinos, o trem passa por paisagens memoráveis do continente americano. Lagos glaciais, vales profundos e florestas de pinheiros podem ser vistos pelo teto panorâmico de vidro dos vagões. É possível escolher entre experiências de cinco, sete ou nove noites, com tempo livre para explorar cada cidade. As reservas estarão disponíveis pelo site oficial entre junho e julho de 2026.

    Siga

    rocky-mountaineer-goldleaf
    Viagem na modalidade GoldLeaf garante visão ilimitada da paisagem no Rocky Mountaineer (Rocky Mountaineer/Divulgação)

    Boston a Nova York

    Quem deseja ir de Boston a Nova York logo terá um trem rápido e barato à sua disposição. O LibertyLiner250, da AmeriStarRail, pretende oferecer viagens a cada hora entre as duas metrópoles.

    Na classe econômica, os passageiros terão acesso à streaming no entretenimento a bordo, uma vagão café e uma área de recreação infantil. Os assentos para menores de 18 anos acompanhadas por adultos são gratuitos.

    Aos da classe executiva e primeira classa, o LibertyLiner250 oferece o glamour dos anos de ouro dos Estados Unidos. Engraxate gratuito, encostos de cabeça de tecido, travesseiros de viagem para o pescoço e um sala de conferência para reuniões durante a viagem são alguns dos serviços oferecidos.

    Emirados Árabes Unidos

    Após uma década de obras cruzando o deserto, uma ferrovia finalmente conectará todos os sete emirados. A Etihad Rail faz parte de um projeto para interligar as unidades federativas dos Emirados Árabes com um meio de transporte ecológicamente sustentável.

    Com 900 km de extensão, a nova linha tem em seu trajeto 11 cidades, de Al Sila, no oeste, a Fujairah, no leste, passando por Ruwais, Al Mirfa, Sharjah, Al Dhaid, Abu Dhabi e Dubai. No total, a Etihad Rail pretende transportar 36,5 milhões de passageiros anualmente. Cada trem irá oferecer vagões com espaços para trabalho, leitura ou descanso, ar-condicionado, Wi-Fi, e capacidade para até 400 passageiros.

    Etihad Rail, Emirados Árabes Unidos
    Etihad Rail promete conectar todos os emirados (Etihad Rail/Divulgação)

    Sevilha à Madrid

    Na próxima primavera (por volta de março, no Hemisfério Norte), viajantes poderão ir de Sevilha a Madri, cruzando as paisagens mediterrâneas da Espanha. Em um trajeto de sete dias com o AI Andalus, trem opulento anteriormente utilizado pela Família Real Britânica, os passageiros passarão por destinos únicos, como a cidade de Toledo, Patrimônio Mundial da Unesco.

    Aqui, todo luxo é pouco. A Suíte Deluxe e o Quarto Grand Class pertencem à mesma série dos aposentos que abrigaram a realeza britânica, com decoração original belle époque. O trem conta com um salão para saborear drinques, um bar de jogos e dois restaurantes de alta gastronomia que servem pratos espanhóis tradicionais. As reservas começam em abril de 2026, pelo site oficial.

    Paris à Costa Amalfitana

    Os detalhes em dourado refletindo sobre o azul profundo não deixam dúvida: é o Venice-Simplon-Orient Express cruzando a paixagem rumo a uma nova direção. O expresso, conhecido por seu glamour, ganhará uma nova rota ligando Paris à Costa Amalfitana a partir de 2 de maio de 2026.

    O trajeto terá paradas em Pompeia e no Hotel Caruso, em Positano, para uma estadia de duas noites de puro luxo. Construído no século XI, esse hotel palaciano oferecerá um jantar de gala com produtos locais durante a noite dos passageiros em suas dependências.

    A viagem segue com uma série de atividades fora dos vagões que valorizam as cozinhas e culturas da França e da Itália. Reservas pelo site oficial.

    Venice-Simplon-Orient Express
    Vagões do Orient Express trazem o luxo da belle epoquê e da art déco para o interior do trem (Venice-Simplon-Orient Express/Divulgação)

    De Birmingham à Aberdeen

    O trem noturno Caledonian Sleeper anunciou que, a partir de janeiro de 2026, viajantes poderão dormir em Birmingham e acordar nas Terras Altas da Escócia, em destinos como Aberdeen, Fort William e Inverness. A bordo, é possível escolher entre uma cama de solteiro, poltrona reclinável ou cama de casal com banheiro privativo e chuveiro.

    As viagens estão programadas para acontecer seis dias por semana, exceto aos sábados. Os bilhetes já estão à venda desde 1º de outubro de 2025, diretamente no site oficial e em plataformas de compra de trens britânicos.

    Praga, Berlim e Copenhague

    Praga, Berlim e Copenhague logo estarão conectadas por uma nova rota, fruto de uma parceria entre Czech Railways, Deutsche Bahn e Danish State Railways, que entra em operação já em 1º de maio de 2026.

    A viagem é feita em trens que atingem 230 km/h e acomodam até 555 passageiros. As locomotivas contam com um vagão-restaurante e sala de cinema. As passagens estão disponíveis no site da Czech Railways.

    Trem na Alemanha
    Trem da República Tcheca à Dinamarca começa a operar em maio de 2026 (Georg Wagner/DB Bahn/Divulgação)

    De Paris a Munique

    Um croissant pela manhã e uma cerveja mais tarde. É essa a experiência que a nova rota da Deutsche Bahn de Paris à Munique promete. Já há um trajeo da capital francesa à Berlim, que tem sido um sucesso. A nova rota é fruto dessa popularidade e deve ser inaugurada até o final de 2026, o que coincide com a reabertura da estação ferroviária de Stuttgart, agora modernizada após reformas que iniciaram em 2010.

    Basileia para Malmö

    Cair no sono no friozinho da Escandinávia e despertar na culturalmente agitada Basileia, com seus 40 museus e arquitetura tradicional, pode ser uma realidade a partir de abril de 2026. A inauguração da rota da Basileia à sueca Malmö, passando por Copenhague, promete inovar nas viagens noturnas ao norte europeu, com capacidade para 350 pessoas em camas e assentos.

    Operados pela Ferrovia Federal Suíça (SBB), os trens devem partir da Suiça às 17h35 todas as quartas, sextas e domingos, chegando à Malmö às 9h35 do dia seguinte. Os trajetos contrários ocorrerão às quintas, sábados e segundas, partindo pouco ants das 19h e chegando à estação suíca às 11h30.

    Essa será a primeira ligação ferroviária direta entre os países escandinavos e a Suíça. Os bilhetes estão à venda no site da SBB.

    Bruxelas, Barcelona e Milão

    A ideia de atravessar a Europa dormindo, e acordar em outro país, ganha novo fôlego com os planos do European Sleeper. A operadora trabalha em duas rotas noturnas ambiciosas, ligando Bruxelas a Barcelona e Bruxelas a Milão, costurando algumas das cidades mais vibrantes do continente em viagens pensadas para quem prefere o charme do trem ao check-in do aeroporto.

    Segundo a empresa, uma das rotas deve estrear no fim de 2026, enquanto a outra fica para 2027. Ambas devem operar três vezes por semana, com passagens vendidas diretamente no site do European Sleeper. Os detalhes de horários e preços ainda serão anunciados.

    European Sleeper, Europa
    Os vagões-leito da European Sleeper permitem um sono tranquilo durante a viagem noturna (European Sleeper/Divulgação)

    De Falmouth a Newquay

    Viajar pela Cornualha sempre exigiu paciência, e uma boa dose de improviso. Entre vilarejos à beira-mar, praias selvagens e falésias dramáticas, o transporte público costuma ser escasso. A nova ligação ferroviária entre Falmouth e Newquay promete mudar esse cenário, conectando duas das cidades costeiras da região sem a maratona de baldeações que hoje transforma o trajeto em uma pequena odisseia.

    O novo serviço promete reduzir o tempo de viagem, hoje superior a duas horas e meia com trens e ônibus. A previsão é que a rota comece a operar em breve, ainda sem data oficial divulgada, com passagens à venda pelos canais tradicionais das ferrovias britânicas, como o National Rail. A expectativa é facilitar tanto a vida dos moradores quanto o roteiro de turistas em busca do litoral inglês.

    De Stirling a Londres

    Pequena no tamanho, mas gigante na história, Stirling está prestes a ganhar uma conexão direta com a capital britânica. A nova rota ferroviária promete aproximar castelos medievais, paisagens das Terras Altas e ruas históricas escocesas ao ritmo frenético de Londres, tudo sem a necessidade de trocas no caminho.

    Operado pela Lumo, companhia de baixo custo, o trem direto entre Stirling e a estação London Euston tem lançamento previsto para meados de 2026. As passagens deverão ser vendidas no site da operadora e tendem a custar menos que o tradicional Caledonian Sleeper. No percurso, paradas em cidades como Carlisle e Preston ampliam ainda mais o acesso ao serviço.

    De Kuala Lumpur a Bangkok

    Poucas viagens de trem foram tão aguardadas no Sudeste Asiático quanto a ligação direta entre Kuala Lumpur e Bangkok. A nova rota promete unir duas capitais vibrantes em um trajeto terrestre que atravessa paisagens tropicais, cidades históricas e fronteiras culturais, uma alternativa lenta e cênica ao voo com cerca de duas horas.

    O trem deve conectar as duas cidades via Butterworth e Padang Besar. As passagens deverão ser vendidas pelas operadoras ferroviárias da Malásia e da Tailândia, com expectativa de alta demanda. Há planos futuros de extensão da linha, ampliando ainda mais as possibilidades de viagem sobre trilhos na região.

    Leia tudo sobre viagens de trem

     

    TAGS:

    Fonte: viagemeturismo

    Sobre o autor

    Avatar de Redação

    Redação

    Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.