As regras de velocidade das rodovias mudaram? O que vale é a Lei de 2022
Entenda as mudanças nos limites de velocidade das rodovias brasileiras com a Lei de 2022. Saiba a velocidade máxima para carros e caminhões em pistas simples e duplas para evitar multas.
Se você confia na memória para saber o limite de velocidade nas estradas brasileiras, é hora de atualizar seu conhecimento! Desde 2022, uma nova legislação de trânsito alterou as regras para a velocidade máxima permitida em rodovias e estradas, exigindo que os condutores fiquem atentos à estrutura da via e ao tipo de veículo para evitar surpresas desagradáveis — e multas.
O que a Lei 14.440 modificou?
A principal mudança trazida pela nova lei foi o fim da padronização excessiva, adaptando os limites de velocidade à realidade de engenharia e segurança de cada tipo de pista. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), através da Lei 14.440, estabeleceu diretrizes gerais, mas lembre-se: a sinalização na via sempre tem prioridade sobre a regra geral.

Abaixo, confira os limites máximos onde não houver placas indicando o contrário:
1. Rodovias de Pista Dupla (Com Separação Física)
São as vias onde o fluxo de sentido oposto é separado por canteiro central, guard-rail ou outra barreira física.
Carros, Motos e Picapes (Veículos Leves): 110 km/h
O objetivo é permitir maior vazão e reduzir o tempo de viagem em trechos com boa infraestrutura.
Caminhões e Ônibus (Veículos Pesados): 90 km/h
2. Rodovias de Pista Simples (Divisão Apenas por Pintura)
Nestas vias, a separação dos sentidos é feita apenas por pintura no asfalto (faixa amarela).
Carros, Motos e Picapes (Veículos Leves): 100 km/h
Aqui, o rigor aumentou. A meta é diminuir a ocorrência de colisões frontais por ultrapassagens mal sucedidas, harmonizando a velocidade com veículos pesados.
Caminhões e Ônibus (Veículos Pesados): 90 km/h
3. Estradas (Vias Rurais Não Pavimentadas)
As vias populares como estradas de terra ou cascalho.
Todos os veículos: 60 km/h
Foco nos veículos pesados
A nova legislação impôs maior rigor, em geral, para ônibus e caminhões, fixando o teto de 90 km/h na maioria dos cenários rodoviários. A segurança é a prioridade, e a lei permite que a sinalização reduza ainda mais esse limite em trechos perigosos, como aclives (subidas), curvas fechadas e locais com histórico de acidentes, visando garantir um tempo de frenagem adequado para veículos de maior porte e peso.
Mantenha-se atento: Dirigir dentro do limite é crucial para a segurança de todos e a saúde do seu bolso. Redobre a atenção à sinalização, pois ela é a sua regra de ouro na estrada.
Leia aqui: Segredo de oficina: descubra o que fazer na moto para rodar com segurança
Sua opinião é a pista! Comente abaixo: Você concorda com as novas regras de velocidade nas rodovias?
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






