Nova rodovia bilionária vai ligar duas importantes cidades do Sul
Santa Catarina anuncia a Via Mar, uma nova rodovia de R$ 7,5 bilhões entre Joinville e Grande Florianópolis. Saiba como a via de seis pistas aliviará a BR-101.
O governo de Santa Catarina deu luz verde para o início das obras da Via Mar, uma nova rodovia que promete transformar a mobilidade e o transporte no estado. Com um investimento inicial de R$ 1 bilhão, a construção está prevista para começar no primeiro semestre de 2026. O projeto visa criar uma conexão direta e moderna entre as duas maiores cidades catarinenses: Joinville e o Contorno Viário da Grande Florianópolis.
Nova rodovia bilionária vai ligar duas importantes cidades do Sul
A Via Mar surge como a principal alternativa para desafogar a saturada BR-101, conhecida pelos congestionamentos frequentes, especialmente em períodos de alta temporada ou de intensa demanda logística. A nova via terá um total de seis faixas de rolamento, proporcionando uma rota mais fluida e segura.
Impacto Esperado:
- Redução no Tempo de Viagem: A nova rota permitirá que veículos leves e transporte de cargas se desloquem mais rapidamente entre o Norte e o Litoral do estado.
- Melhor Escoamento Logístico: Facilitará o transporte de mercadorias entre os polos industriais e portos da região, contribuindo para a eficiência econômica.
- Alívio do Tráfego: Oferecerá uma rota alternativa para diminuir o tráfego pesado na BR-101, melhorando a experiência de motoristas e a fluidez do trânsito.

Estrutura, Extensão e Financiamento
Com uma extensão total de aproximadamente 145 km, a Via Mar será dividida em vários lotes. O custo total estimado da obra atinge os R$ 7,5 bilhões, cobrindo a construção, desapropriações e a futura operação.
O primeiro segmento a ser construído, entre Joinville e Guaramirim, incluirá quatro pontes e dois viadutos.
- Fase Inicial: O trecho de largada será financiado integralmente pelo Estado de Santa Catarina.
- Lotes Posteriores e PPP: Os demais segmentos serão desenvolvidos por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Neste modelo, a iniciativa privada será responsável pela construção, operação e manutenção da via, com a possibilidade de cobrança de pedágio.
- Previsão de Conclusão: A expectativa é que os trechos sob o regime de PPP sejam finalizados em até três anos após o início completo das obras.
A concretização da Via Mar marca um investimento estratégico em infraestrutura para SC, prometendo uma nova era de mobilidade e logística no estado.
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A Via Mar vai melhorar o trânsito na BR-101? Comente suas expectativas para a nova rodovia!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






