Nova pista de testes na Bahia vai custar R$ 90 milhões e promete revolução na segurança dos carros
Pista de R$ 90 milhões na Bahia vai modernizar testes de carros no Brasil. Veja como projeto do Senai Cimatec vai impactar a segurança
O desenvolvimento automotivo nacional está prestes a dar um salto gigantesco com o projeto de uma nova pista de testes na Bahia, orçada em R$ 90 milhões, que visa atender às rigorosas normas do programa Mover. A iniciativa deve centralizar homologações e elevar o padrão de segurança. Acompanhe o Garagem360 e entenda!
Como será a nova pista de testes para carros?
O Brasil pode ganhar em breve uma infraestrutura inédita para validação de veículos. O Senai Cimatec está liderando o projeto de um novo campo de provas em Camaçari (BA), desenhado para ser um divisor de águas na engenharia nacional.
O terreno já existe: são 2,6 milhões de metros quadrados, adquiridos por R$ 24 milhões. O local já está em fase de terraplanagem e possui licenças ambientais aprovadas. A ideia é criar um ecossistema completo que inclua:
- Pistas para testes de homologação
- Áreas exclusivas (tipo boxes de paddock) para as equipes de engenharia das montadoras
- Uma unidade oficial do Inmetro dentro do complexo para agilizar certificações
Investimento vai custar R$ 90 milhões
A pressão regulatória é o principal motor desse investimento. Com as novas regras do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o rigor sobre eficiência energética e emissões aumentou drasticamente.
Para cumprir essas metas, montadoras e sistemistas precisam de instalações de ponta para calibração fina. Segundo Marcus Vinicius Aguiar, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), o espaço será vital para o desenvolvimento de tecnologias de segurança passiva e ativa, permitindo ajustes específicos para as estradas brasileiras e sul-americanas.
O modelo de negócio: “Pay per use”
Para tirar o projeto do papel, o Senai busca sócios. O modelo proposto é um sistema de cotas: a empresa que investir mais terá mais horas de uso garantidas. O tempo excedente da pista será vendido sob demanda (pay per use).
Mais de 20 gigantes do setor já conheceram a proposta, incluindo Hyundai, Volkswagen, Ford, GWM, BYD, Bosch e Petrobras. A gestão técnica ficará a cargo da renomada Applus Idiada.
Quando a pista de testes será inaugurada?
Apesar de ser considerado um projeto estruturante, o que permite o uso de recursos subsidiados do programa federal Mover (Mobilidade Verde), nenhum aporte financeiro foi confirmado até o momento.
Assim que o financiamento for garantido, a estimativa é que a construção leve três anos para ser concluída. Até lá, as montadoras continuam dependentes dos campos de provas privados (como os da GM e Ford) ou de espaços compartilhados.
Na sua opinião, ter um centro de testes independente vai realmente melhorar a segurança dos nossos carros ou é um investimento que vai acabar encarecendo ainda mais os veículos?
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
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Fonte: garagem360







