Uma nova lei aprovada em Campo Grande pretende incluir cursos e instruções sobre manobras de desengasgo em recém-nascidos e bebês, no acompanhamento pré-natal e pós-natal, nas unidades de saúde da rede pública de Campo Grande.
De acordo com o texto, deverá ser afixado, em local visível ao público em geral, informativos sobre a realização de orientações e treinamentos sobre manobras de desengasgo em todas as unidades de saúde do município.
Os cursos e instruções fornecidas deverão ser ministrados por profissionais qualificados em primeiros socorros e suporte básico de vida, possuir conteúdo teórico e prático sobre as principais técnicas de desengasgo para recém-nascidos e bebês.
Quando a disponibilidade, deverão ser oferecidos durante o período do acompanhamento pré-natal e pós-natal, à gestante, seu companheiro, cuidadores e aos responsáveis legais, preferencialmente de forma presencial, e pode ser complementado com materiais educativos em formato audiovisual.
De acordo com a nova lei, as ações deverão ocorrer ao menos uma vez por mês em data a ser disponibilizada conforme calendário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
Fonte: primeirapagina






