Sophia @princesinhamt
Notícias

Projeto Sinop Orgânico promove atividades educativas e sustentáveis na semana da agroecologia

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Com uma programação diversificada e a participação de públicos distintos, o projeto Sinop Orgânico coordenado pela Empaer celebrou a Semana da Agroecologia com diversas atividades de conscientização e sustentabilidade. A iniciativa teve o objetivo de dar continuidade às capacitações junto aos agricultores na produção orgânica de alimentos no município. Realizado durante uma semana (02 a 06.10), foram mais de 10 atividades entre oficinas, palestras técnicas, demonstrações de métodos, rodas de conversa e atendimentos relacionados a agroecologia e produção orgânica. Ao todo, mais de 200 pessoas entre produtores rurais e periurbanos, estudantes, e público urbano em geral participaram da iniciativa.

As atividades foram realizadas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Bairro Menino Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Escola Técnica de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop, e em propriedades das Chácaras Portal da Floresta e Assentamento Wesley Manoel dos Santos na Gleba Mercedes V.

Dentre os assuntos abordados, a importância da alimentação saudável, formas de produção sustentável, além de assuntos técnicos relacionados a produção de alimentos orgânicos, como produção de adubos sólidos e líquidos e controle de doenças e de insetos causadores de danos em cultivos.
2025 word3

Para o coordenador do CRAS, Anderson Marcelo Dilkin, a Empaer já é parceira na horta comunitária da unidade e a atividade veio somar o conhecimento aliando teoria e prática. “Foi uma tarde de troca de experiência e muito positiva para as mais de 35 pessoas que recebem atendimento no CRAS”.

Já a professora da UFMT  Rafaella Teles Arantes Felipe, destaca que os 15 universitários dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola e Ambiental que participaram da atividade avaliaram como muito positiva. “Já somos parceiros no projeto Sinop Orgânico e estamos empenhados e fomentar a produção de orgânicos no município”.

Simone Guarnieri, professora da Escola Técnica de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop definiu a atividade como valiosa iniciativa de conscientização e educação ambiental. Ela destacou a apresentação do coordenador que foi enriquecedora por abordar de forma detalhada a importância da produção de adubos orgânicos, tanto para a agricultura sustentável quanto para o meio ambiente.

“A interatividade e a demonstração dos métodos permitiu perguntas e debates, tornando a experiência mais envolvente e educativa. Além disso, reforçou a teoria apresentada, permitindo que os alunos e participantes visualizassem de forma prática os conceitos discutidos”.

Segundo ela, a atividade contribuiu para aumentar o conhecimento sobre adubos orgânicos e suas implicações ambientais. Também incentivaram os alunos e demais participantes a considerar práticas mais sustentáveis na agricultura e em suas vidas cotidianas.

“Em resumo, a atividade desempenhou um papel vital na educação ambiental da comunidade de Sinop. A iniciativa foi bem recebida, informativa e inspiradora, destacando a importância da agricultura sustentável e orgânica na preservação do meio ambiente e na promoção de práticas agrícolas mais conscientes”
2025 word3

O coordenador do projeto Sinop Orgânico, engenheiro agrônomo Rogério Leschewitz, a Semana da Agroecologia teve uma importância inestimável para conscientização da sociedade na importância da alimentação saudável através dos alimentos agroecológicos e orgânicos. “Soma as atividades o fortalecimento da cadeia produtiva de alimentos orgânicos na região e demonstrar aos produtores que eles são os próprios protagonistas neste sistema de produção, podendo produzir estes alimentos de forma independente e sustentável”.

Rogério reforça que através da intensa agenda de atividades e treinamentos realizada, foi possível demonstrar como o produtor e a sociedade podem de forma simples, prática e objetiva, produzir e consumir estes alimentos, e assim empoderar as propriedades, melhorando sua qualidade de vida.

Sobre a semana

A Semana Mato-grossense da Agroecologia foi instituída através de lei Estadual n°11.337/21. Seu objetivo é sensibilizar a sociedade sobre os benefícios da agroecologia, da produção e do consumo dos alimentos orgânicos, com o desenvolvimento de atividades educativas, culturais e técnicas, relacionadas à produção agroecológica e ao equilíbrio ambiental.
2025 word3

Sobre o Projeto Sinop Orgânico

Com o intuito de promover e difundir a produção orgânica no município de Sinop, a Empaer desenvolve o Projeto Sinop Orgânico, responsável em capacitar 50 unidades produtivas do planejamento da produção a comercialização de alimentos orgânicos.

O Projeto iniciou em julho de 2022 e após realização da seleção das propriedades e cadastramento das mesmas, deu-se início ao processo de capacitação continuada em produção orgânica, através da transição agroecológica das propriedades.

Para melhor desenvolvimento das atividades e melhoria na eficiência de atendimento, as propriedades e entidades envolvidas foram subdivididas em seis microrregiões geograficamente próximas, sendo elas: Comunidade de Chácaras Talismã, Chácaras Portal da Floresta, Sede do município de Sinop-MT, Centro de recuperação de Vidas Ebenezer, e dois núcleos no Assentamento Wesley Manoel dos Santos – Gleba Mercedes V.

O Projeto contempla a realização de diversas atividades de capacitação técnica, teóricas e práticas, associando o conhecimento técnico ao desenvolvimento da prática no campo. Serão realizadas ao longo do projeto um longo período de capacitações continuadas aos produtores, e que durante o processo, as propriedades irão receber visitas técnicas, participarão de mutirões, feiras e excursões, o que irá auxiliar no processo de aprendizagem. 

A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura municipal de Sinop-MT, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Faculdade de Tecnologia de Sinop-MT (FASTECH), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop-MT (SECITECI), Câmara Municipal de Vereadores de Sinop-MT e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinop-MT.

2025 word3
 

Fonte: @empaer_mt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.