As atividades foram realizadas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Bairro Menino Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Escola Técnica de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop, e em propriedades das Chácaras Portal da Floresta e Assentamento Wesley Manoel dos Santos na Gleba Mercedes V.
Dentre os assuntos abordados, a importância da alimentação saudável, formas de produção sustentável, além de assuntos técnicos relacionados a produção de alimentos orgânicos, como produção de adubos sólidos e líquidos e controle de doenças e de insetos causadores de danos em cultivos.
Para o coordenador do CRAS, Anderson Marcelo Dilkin, a Empaer já é parceira na horta comunitária da unidade e a atividade veio somar o conhecimento aliando teoria e prática. “Foi uma tarde de troca de experiência e muito positiva para as mais de 35 pessoas que recebem atendimento no CRAS”.
Já a professora da UFMT Rafaella Teles Arantes Felipe, destaca que os 15 universitários dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola e Ambiental que participaram da atividade avaliaram como muito positiva. “Já somos parceiros no projeto Sinop Orgânico e estamos empenhados e fomentar a produção de orgânicos no município”.
Simone Guarnieri, professora da Escola Técnica de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop definiu a atividade como valiosa iniciativa de conscientização e educação ambiental. Ela destacou a apresentação do coordenador que foi enriquecedora por abordar de forma detalhada a importância da produção de adubos orgânicos, tanto para a agricultura sustentável quanto para o meio ambiente.
“A interatividade e a demonstração dos métodos permitiu perguntas e debates, tornando a experiência mais envolvente e educativa. Além disso, reforçou a teoria apresentada, permitindo que os alunos e participantes visualizassem de forma prática os conceitos discutidos”.
Segundo ela, a atividade contribuiu para aumentar o conhecimento sobre adubos orgânicos e suas implicações ambientais. Também incentivaram os alunos e demais participantes a considerar práticas mais sustentáveis na agricultura e em suas vidas cotidianas.
“Em resumo, a atividade desempenhou um papel vital na educação ambiental da comunidade de Sinop. A iniciativa foi bem recebida, informativa e inspiradora, destacando a importância da agricultura sustentável e orgânica na preservação do meio ambiente e na promoção de práticas agrícolas mais conscientes”
O coordenador do projeto Sinop Orgânico, engenheiro agrônomo Rogério Leschewitz, a Semana da Agroecologia teve uma importância inestimável para conscientização da sociedade na importância da alimentação saudável através dos alimentos agroecológicos e orgânicos. “Soma as atividades o fortalecimento da cadeia produtiva de alimentos orgânicos na região e demonstrar aos produtores que eles são os próprios protagonistas neste sistema de produção, podendo produzir estes alimentos de forma independente e sustentável”.
Rogério reforça que através da intensa agenda de atividades e treinamentos realizada, foi possível demonstrar como o produtor e a sociedade podem de forma simples, prática e objetiva, produzir e consumir estes alimentos, e assim empoderar as propriedades, melhorando sua qualidade de vida.
Sobre a semana
A Semana Mato-grossense da Agroecologia foi instituída através de lei Estadual n°11.337/21. Seu objetivo é sensibilizar a sociedade sobre os benefícios da agroecologia, da produção e do consumo dos alimentos orgânicos, com o desenvolvimento de atividades educativas, culturais e técnicas, relacionadas à produção agroecológica e ao equilíbrio ambiental.
Sobre o Projeto Sinop Orgânico
Com o intuito de promover e difundir a produção orgânica no município de Sinop, a Empaer desenvolve o Projeto Sinop Orgânico, responsável em capacitar 50 unidades produtivas do planejamento da produção a comercialização de alimentos orgânicos.
O Projeto iniciou em julho de 2022 e após realização da seleção das propriedades e cadastramento das mesmas, deu-se início ao processo de capacitação continuada em produção orgânica, através da transição agroecológica das propriedades.
Para melhor desenvolvimento das atividades e melhoria na eficiência de atendimento, as propriedades e entidades envolvidas foram subdivididas em seis microrregiões geograficamente próximas, sendo elas: Comunidade de Chácaras Talismã, Chácaras Portal da Floresta, Sede do município de Sinop-MT, Centro de recuperação de Vidas Ebenezer, e dois núcleos no Assentamento Wesley Manoel dos Santos – Gleba Mercedes V.
O Projeto contempla a realização de diversas atividades de capacitação técnica, teóricas e práticas, associando o conhecimento técnico ao desenvolvimento da prática no campo. Serão realizadas ao longo do projeto um longo período de capacitações continuadas aos produtores, e que durante o processo, as propriedades irão receber visitas técnicas, participarão de mutirões, feiras e excursões, o que irá auxiliar no processo de aprendizagem.
A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura municipal de Sinop-MT, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Faculdade de Tecnologia de Sinop-MT (FASTECH), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop-MT (SECITECI), Câmara Municipal de Vereadores de Sinop-MT e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinop-MT.
Fonte: @empaer_mt